27 de agosto de 2008

Aula - Espiritismo

AULA

ESPIRITISMO

Objetivo: Levar o evangelizando compreender que o Espiritismo, aclarando o evangelho de Jesus, é a terceira revelação da Lei de Deus.

Música para harmonizar o ambiente

Prece inicial

Primeiro momento: Lembrar a aula sobre “Os Fenômenos de Haydesville”.

Segundo momento: Lançar a pergunta: Como fazemos para nos comunicáramos com pessoas que se encontra distante de nós? Ouviu as crianças e anotar as respostas.

Terceiro momento: Leitura do Texto sobre Mediunidade entre todos do grupo.

COMUNICAÇÃO ENTRE OS DOIS MUNDOS (O FISÍCO E O ESPIRITUAL) – MEDIUNIDADE

“Os Espíritos vivem ora na Terra encarnados, ora no espaço desencarnado; mas os interesses recíprocos de toda ordem, que os unem, fazem com que se comuniquem, (embora situados em planos diferentes de vibração), por meio da mediunidade, faculdade orgânica de que são dotadas as criaturas, em maior ou menor grau de desenvolvimento”.

Há, assim, um intercambio ativo e continuo de idéias e mesmo de interesses materiais, que assegura o permanente contato entre os dois mundos, prova evidente da sobrevivência do Espírito ao perecimento do corpo material, de que se servia, quando na Terra.

Coube ao Espiritismo revelar o mecanismo dessas revelações, estudando as leis que as regem. É necessário que todo aquele que é portador da mediunidade se esclareça, estudando e fazendo sua reforma intima, ou seja, trabalhando o seu lado moral.

Na verdade, os encarnados sofrem verdadeiros assédios de seus irmãos do mundo espiritual, a que continuam ligados por sentimentos de: amor, saudade, ódio, remorso, vingança, alimento, vícios, etc.

O intercâmbio com os irmãos da espiritualidade também nos proporciona ensinamentos preciosos, pelas mensagens recebidas de entidades categorizadas e que constitui advertências, conselhos, roteiros seguros para nossas vidas, dando-nos esperança de uma vida futura. Não nos deixemos, porém, enganar, porque entre a mediunidade sem doutrina é prejuízo para as nossas vidas. Devemos ser consciente e disciplinado.

Médiuns são pessoas aptas a sentir a influência dos espíritos e a transmitir os pensamentos destes. Toda pessoa que, num grau qualquer, experimenta a influência dos espíritos e, por esse simples fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem e, por conseguinte, não constitui privilegio (toda pessoa e mais ou menos médium), mas só é considerado médium, aquele a quem a faculdade Mediúnica se manifesta por efeito ostensivo, com certa intensidade.

Essa comunicação depende da ação recíproca dos fluídos que emitem o médium e o espírito. A predisposição mediúnica independe de sexo, da idade e do temperamento, mas para isso deve existir afinidade entre os dois fluídos. Alguns há que se combinam facilmente, enquanto outros se repelem, donde se segue que não basta ser médium para que uma pessoa se comunique indistintamente com todos os espíritos.

Há médium que só com certos espíritos podem comunicar-se ou com espíritos de certas categorias, e outros que não o podem a não ser pela transmissão de pensamentos, sem qualquer manifestação exterior. Existe duas categorias de médiuns: Médiuns Inconscientes e Médiuns Facultativos. No caso do primeiro, a iniciativa é dos espíritos; no segundo, é do médium.

Os Médiuns Facultativos: só se encontram entre pessoas que tem conhecimento mais ou menos completo dos meios de comunicação com os Espíritos, o que lhe possibilita servir-se, por vontade própria, de suas faculdades; dos médiuns inconscientes, ao contrário, existem os que nenhuma idéia fazem do espiritismo, nem dos espíritos, até mesmo as mais incrédulas e que servem de instrumentos, sem o saberem e sem os quererem. Conforme mostra a história da humanidade em todos os tempos e lugares.

Esses fenômenos fizeram deles, os médiuns, santos, feiticeiros loucos ou visionários. O espiritismo nos mostra que é apenas uma faculdade natural do ser.

Dentre as diferentes espécies de mediunidade destacamos:

  • Os de Efeito Físicos. (produz fenômenos materiais)
  • Os Sensitivos ou impressivos. (Suscetíveis a presença de espíritos).
  • Os Auditivos. (Ouvem os espíritos, no qual eles podem até conversar naturalmente).
  • Os Falantes. (O espírito atua sobre os órgãos da palavra, do contrário do auditivo nada ouve)
  • Os Videntes. (São as que vêem os espíritos no seu estado normal).
  • Os Escreventes ou Psicógrafos. (Escrevem sob a influência dos espíritos).

O Espiritismo encerando em si o tríplice aspecto de ciência, filosofia e religião, oferece respostas às indagações de ordem espiritual que até então constituíam incógnitas para a humanidade.

Restabelecendo a Verdade e levantando o véu que encobria os ensinamentos do Evangelho, ele é o Consolador prometido pelo Cristo, espargindo luzes por toda a Terra.

Com explicações claras e coerentes, veio estabelecer as bases para a fé raciocinada, ou seja, a que pode encarar a razão face a face em todas as épocas.

Trouxe-nos o conhecimento do mundo espiritual que nos envolve a todos e a certeza de que a vida não cessa no túmulo, mas se desdobra infinitamente, proporcionando sempre recursos novos para a nossa evolução espiritual, é a revelação na feição de verdade.

Afirmando que "fora da caridade não há salvação", elege o Amor ao próximo como condição essencial para a libertação espiritual de que necessitamos.

Como recomendação básica aos seus profitentes, afirma o Espiritismo: "Espírita, amai-vos e instruí-vos".

Quarto momento: Atividade em grupo responder o Questionário.

Prece Final

ATIVIDADE DO EVANGELIZADOR
(JÁ ESTÁ RESPONDIDO)

Escreva “V”se for verdadeira e “F”se for falso;

01.(V ) O espaço Universal é infinito

02. (V) No Universo existe uma infinidade de mundos.

03. (V) A passagem do espírito para a vida corporal é necessária para podermos evoluir e cumprir assim os desígnios de Deus.

04. (F) Dente todo o universo, só a Terra é habitada.

05. (V)A encarnação é para todos os espíritos um estado transitório.

06. (F) Todos os espíritos passam pelo mesmo número de encarnações na Terra.

07. (F) Encarnar é separar a alma do corpo.

08. (F) Quando desencarnamos, estamos usando o corpo material.

09. (V) O verdadeiro nome de Allan Kardec é Hippolyte Léon Denizard Rivaill.

10. (F) O segundo livro codificado por Allan Kardec é a Gênese.

11. (V) O Primeiro Livro da Codificação espírita é o Livro dos Espíritos.

12. (V) Médiuns, são pessoas que sofrem influências dos espíritos.

Complete:

  1. O Espiritismo é, pois, a Doutrina revelada pelos Espíritos Superiores e codificada por Allan Kardec que revive os ensinamentos de Jesus, nosso Mestre e Irmão.
  1. As bases fundamentais do espiritismo são: a existência de Deus, a imortalidade da alma, a comunicação dos Espíritos, a Lei da Reencarnação e da Evolução.
  1. A revelação dada pelos Espíritos superiores veio através de um fenômeno Chamado de Mediunidade.
  1. Mediunidade é a comunicação entre o mundo Visível e Invisível.
  1. A Doutrina codificada por Allan Kardec e revelada pelos Espíritos Superiores, tem o nome de Doutrina dos Espíritos ou Espiritismo.
  1. A codificação do Espiritismo, além do “Livro dos Espíritos”, que contém a revelação dada. pelos espíritos Superiores, através das perguntas feitas por Allan Kardec é constituída, dos seguintes livros: L. dos Médiuns, O Evangelho 2°. O Espiritismo, O Céu e o Inferno e a Gênese.

ATIVIDADE DO EVANGELIZANDO

Escreva “V”se for verdadeira e “F”se for falso;

01. ( ) O espaço Universal é infinito.

02. ( ) No Universo existe uma infinidade de mundos.

03. ( ) A passagem do espírito para a vida corporal é necessária para podermos evoluir e cumprir assim os desígnios de Deus.

04. ( ) Dente todo o universo, só a Terra é habitada.

05. ( )A encarnação é para todos os espíritos um estado transitório

06. ( ) Todos os espíritos passa pelo mesmo número de encarnações na Terra.

07. ( ) Encarnar é separar a alma do corpo.

08. ( ) Quando desencarnamos, estamos usando o corpo material

09. ( ) O verdadeiro nome de Allan Kardec é Hippolyte Léon Denizard Rivaill.

10. ( ) O segundo livro codificado por Allan Kardec é a Gênese.

11. ( ) O Primeiro Livro da Codificação espírita é o Livro dos Espíritos

12. ( ) Médiuns, são pessoas que sofrem influências dos espíritos.

Complete:

01. O Espiritismo é, pois, a Doutrina revelada pelos ______________________e codificada por______________________________ que revive os ensinamentos de ________________, nosso mestre e ____________________.

02. As bases fundamentais do espiritismo são: a existência de __________, a imortalidade da _______________________________, a comunicação dos___________________, a Lei da_________________ e da ________________________.

03. A revelação dada pelos _________________superiores veio através de um fenômeno Chamado de ________________________.

04. A Mediunidade é a comunicação entre o mundo ______________ e ________________.

05. A Doutrina codificada por Allan Kardec e revelada pelos Espíritos Superiores, tem o nome de ___________________________ou ____________________________

06. A codificação do Espiritismo, além do “Livro dos Espíritos, que contém a revelação dada pelos espíritos Superiores, através das perguntas feitas por Allan Kardec é constituída, dos seguintes livros____________________________,_________________________________, ____________________________ e a____________________.


Nomes dos integrantes do grupo:________________________________.

*Desconheço a autoria desse roteiro de aula.

Um comentário:

  1. Maravilhoso seu blog! Me ajudou muito! Obrigada!

    Cris Mezzari - Criciúma/Santa Catarina

    ResponderExcluir