26 de agosto de 2008

Aula - Espíritos protetores

PLANO DE AULA

Espíritos Protetores

OBJETIVO: Levar as crianças a entenderem a diferença entre Espíritos Superiores e inferiores. Motivá-las ao aprendizado de viver no bem, mostrando como o trabalho ajuda na sintonia com a espiritualidade maior, mente ocupada não dá lugar para o adversário

ROTEIRO / CONTEÚDO:

Música e prece

Primeiro momento: Diálogo inicial:

São os Espíritos superiores que estão sempre a nos orientar no bem, Cada indivíduo tem um Espírito que lhe acompanha os passos, intuindo-lhe ao bom proceder. Estes Espíritos que nos orientam são chamados de “Espíritos Protetores”. Comunicamo-nos com eles pelo pensamento, através da oração, pelo sonho.

O Espírito protetor sempre nos dá bons conselhos indicando-nos o bom caminho, que muitas vezes teimamos em não seguir, preferindo caminhos que nos levam ao sofrimento. Quando o Espírito protetor vê que seus conselhos são inúteis, ele se afasta e só volta quando é chamado pelo protegido.

Desde que nascemos, até a morte, temos um Espírito protetor que é ligado a nós e que às vezes nos acompanha até depois desta. Eles podem ser um amigo de encarnações passadas, um parente ou até alguém que interessa pelo nosso desenvolvimento espiritual. Como a ligação com os espíritos se faz através do pensamento e do proceder devemos fazer o melhor no bem, para ligarmos sempre com os espíritos do bem.

Segundo momento:

HISTÓRIA: “O ESPIRITO DA MALDADE” (Ver em: Histórias)
Contar história, O Espírito da maldade, modificada com a introdução de um Espírito do bem que entra em ação para ajudar.

Atividade: Desenhar uma criança com seu “Espírito Protetor”.

Prece Final

Bibliografia: Alvorada Cristã, Francisco Cândido Xavier.

"Desconheço a autoria deste roteiro de aula".

Um comentário:

  1. Muito obrigada por tantas dicas tão valiosas! Deus, nosso Doce Pai, está abençoando seu trabalho.
    Grande abraço! Marina
    ovedxis

    ResponderExcluir