18 de agosto de 2008

Aula - Precursores da Doutrina Espírita

PLANO DE AULA

Precursores da Doutrina Espírita

1 - OBJETIVOS:
Levar o evangelizando a:
* Identificar que os fatos mediúnicos remontam à Antiguidade
* Identificar as Irmãs Fox como médiuns precursoras do Espiritismo como doutrina
* Identificar o fenômeno das mesas girantes como um marco importante nos primórdios do Espiritismo.

2 - INCENTIVAÇÃO
Contar a história das Irmãs Fox:

O dia 31 de março é uma data muito especial na história do Espiritismo. Foi exatamente em 31 de março de 1848, há 155 anos, que ocorreu o primeiro diálogo entre as irmãs Fox e o Espírito de uma pessoa que tinha sido assassinada 5 anos antes na casa em que elas moravam, numa pequena cidade do Estado de Nova York, chamada Hydesville, nos Estados Unidos da América do Norte.
A família Fox, que era metodista, tinha alugado aquela casa de madeira um ano antes, em dezembro de 1847.
Ali moravam o Sr. John David, sua esposa Margareth e suas duas filhas Kate de 9 anos e Margareth de 12 anos. Eles tinham outros filhos, que não moravam com ele.
Antes da família Fox, outros inquilinos que moraram naquela casa já tinham se queixado que estranhos ruídos eram ouvidos ali.
Aqueles ruídos, que começaram aos poucos, foram aumentando de intensidade. Eram barulhos de arranhões nas portas e paredes, outras vezes eram batidas ou até mesmo barulhos de móveis sendo arrastados
Muitas vezes estas vibrações eram tão fortes que as camas tremiam e até se deslocavam do chão. Kate e Margareth, assustadas, não conseguiam dormir e iam para o quarto dos pais.
Todos estavam muito abalados. Em uma semana, a senhora Fox ficou com os cabelos grisalhos, de tão assustada.
O casal começou a investigar aqueles fenômenos, mas não chegavam a nenhuma conclusão.
Kate, a mais nova, teve uma idéia: desafiar aquela força invisível, começando a dialogar com ela. Batendo palmas, falou: Sr. Pé rachado,faça o que eu faço. Imediatamente ela ouviu o mesmo número de batidas.
Kate continuou: - Agora, faça exatamente como eu. Conte um, dois, três, quatro e bateu palmas. As batidas foram exatamente iguais.
Aí Kate falou para a sua mãe: - Já sei o que é! Amanhã é primeiro de abril e alguém quer nos pregar uma mentira!.
A senhora Fox então passou a fazer perguntas. Pediu ao desconhecido para dizer a idade de suas filhas e a resposta do número de batidas foi correta.
Então, ela se aprofundou mais no diálogo, perguntando: Quem está aí é um ser humano? Não houve respostas. Em seguida, ela perguntou: “É um espírito? Se for, dê duas batidas”. Imediatamente, ela ouviu duas batidas.
A Sra. Fox então perguntou: Se for um espírito assassinado, dê duas batidas.
Logo ela ouviu duas batidas.
Estabeleceram então uma espécie de comunicação com o espírito, criando um alfabeto do tipo “telegrafia espiritual”
Descobriram então que este Espírito comunicante tinha sido um vendedor ambulante de nome Charles Rosma, que tinha sido assassinado a golpes de facada há 5 anos por uma pessoa chamada Sr. Bell que na época habitava naquela casa. O corpo tinha sido levado para a adega e que somente na noite seguinte é que tinha sido sepultado, a aproximadamente 3 metros de profundidade. Contou que o motivo do crime foi o roubo de um dinheiro que possuía, aproximadamente 500 dólares.
Foram feitas escavações no local indicado e acharam alguns ossos e cabelos humanos.
Cinqüenta e seis anos mais tarde, foi encontrado próximo ao local, embaixo da parede, o esqueleto completo com uma lata do mascate, provando que o corpo tinha sido removido de um lugar para outro, com medo de ser descoberto.
Logo os vizinhos fizeram uma comissão de investigação e começaram a participar intensamente dos diálogos, ficando assustados, pois o Espírito respondia detalhes de suas vidas íntimas.
Um dos vizinhos estabeleceu então uma maneira de identificar as respostas, colocando as letras do alfabeto e o Espírito fazia pequenos arranhões nas letras.
No ano seguinte, a família Fox passou a excursionar pelo país, realizando sessões mediúnicas para o público em várias cidades.
Outras entidades espirituais começaram a se manifestar e disseram que Kate e Margareth eram médiuns que vieram com a missão de cooperar no importante movimento de idéias que chamaria a atenção do mundo em muito pouco tempo.
A repercussão dos fenômenos foi tão grande que começaram a atrair a atenção de milhares de curiosos. Em 1850, a família Fox mudou-se para Nova York e continuou com as sessões públicas no Hotel Barnum.
Outras comissões de investigação foram feitas, para ver se descobriam algumas fraudes e as irmãs Fox foram muito perseguidas.
A imprensa criticava e a Igreja Metodista a qual a família Fox pertencia ameaçou-os de expulsão. Porém, eles preferiram ser expulsos da Igreja do que negar que aqueles fenômenos eram verdades.
A partir desta data, começaram na Europa a aparecer o fenômeno das mesas girantes, despertando as consciências e preparando todos para o surgimento do Espiritismo.

3. DESENVOLVIMENTO:

1. Porque o Espírito do vendedor ambulante se comunicou com as duas meninas da família Fox?
R: Porque elas eram médiuns.

2. O que ele queria transmitir?
R: Contar a história do seu assassinato.

3. Por que ele se comunicou através de pancadas?
R: Porque as meninas eram evangélicas e não sabiam que existia a comunicabilidade dos Espíritos.

4. As meninas ficaram com medo? Saíram correndo daquela casa, achando que era mal assombrada?
R: A família Fox era corajosa e resolveu descobrir o segredo daquelas pancadas.

5. Como eles passaram a acreditar que era um Espírito que queria se comunicar?
R: A partir da coincidência das respostas. O Espírito não errava nas batidas.

6. Por que os Espíritos não se comunicaram pela palavra?
R: Porque, através das batidas, os espíritos ficavam mais visíveis , para que todos ouvissem.
Se fosse através da fala, poderia parecer que as irmãs Fox estavam enganando, ou que estavam simplesmente loucas.

7. Foi a primeira vez que aconteceu uma comunicação dos Espíritos ou já tinha algum fato antes?
R: Desde a Antiguidade o homem já sentia que havia alguma coisa mais além da vida, pois sempre foram Espíritos.
- Os povos selvagens cultuavam diversos deuses. Na antiga Grécia, os sábios consultavam os “oráculos”, espécie de altar, para receberem mensagens de antepassados.
- A Bíblia está repleta de fatos de aparições, vozes, escrita direta e diversos fenômenos mediúnicos. No novo testamento, um anjo apareceu para a Virgem Maria, dizendo que ela seria mãe de Jesus. Após sua ressurreição, Jesus apareceu a Maria Madalena.
- Moisés, quando recebeu os dez mandamentos, foi através da mediunidade.
- Na história da Igreja, existem muitos fatos espíritas ocorridos. Um deles foi o de Santo Antonio de Pádua, que, estando celebrando uma missa, entrou em transe no púlpito, ficando em estado letárgico e apareceu no mesmo momento num tribunal de Lisboa, onde fez a defesa de seu pai, que estava sendo acusado injustamente de assassinato, conseguindo a sua absolvição.

Porém, foi a partir da história das Irmãs Fox que os fenômenos de comunicação começaram a acontecer com mais freqüência. Logo a seguir, vieram os fenômenos das mesas girantes, que levou Allan Kardec a se interessar pelo assunto e pesquisar , publicando, dez anos depois, o Livro dos Espíritos, cuja história será estudada na próxima aula.
Um dado interessante: Allan Kardec desencarnou exatamente no dia 31 de março, em 1869, 21 anos depois do diálogo ocorrido entre as irmãs Fox e aquele espírito desencarnado em Hydesville.

4. FIXAÇÃO DO CONTEÚDO
Perguntar aos participantes:
1. Quando o homem tomou conhecimento que o Espírito é imortal?
2. Por que se diz que o caso das irmãs Fox é um marco na história do Espiritismo?
3. Por que o Espírito se comunicava por meio de batidas e não através da fala das médiuns?

6. RECURSOS
Resumo e Gravuras, ver: Histórias.

7. BIBLIOGRAFIA
Náufel, José – Do ABC ao Infinito
Feesp – Curso Básico de Espiritismo

*Roteiro : Vera Stefanello

Nenhum comentário:

Postar um comentário