22 de setembro de 2008

Aula - Lei de Trabalho

PLANO DE AULA
Lei de Trabalho
OBJETIVO: Levar a criança ter consciência da importância do trabalho e através dele possibilita que as pessoas vivam melhor de várias maneiras; que exerce papel fundamental em nosso desenvolvimento psíquico, moral e parte fundamental no desenvolvimento espiritual.

CANÇÕES PARA HAMONIZAR

PRECE INICIAL

1º MOMENTO - No primeiro momento iniciamos a aula pedindo bastante atenção para a história que vamos contar. História: “Greve geral”.

HISTÓTIA
Greve geral

* Imaginem vocês que certo dia acordaram e foram lavar o rosto e perceberam que não tinha água. Resolveram comprar um pão fresco para o café. Desceram do prédio onde moram e repararam que o porteiro não tinha vindo. Ao chegar à calçada do prédio onde moram notoram que o lixo não havia sido recolhido.
* Chegaram na frente da padaria e repararam que estava fechada. Também o mercadinho ao lado estava com as portas fechadas.
* Voltaram pra casa, pois precisavam se arrumar para a escola e o trabalho. Quando entram em casa, reparam que tudo estava uma bagunça. Chamou por Diva, a secretária do lar, mas logo descobrem que Diva não tinha vindo trabalhar.
*Se arrumam e vão para a escola. A escola era longe, caminham até o ponto de ônibus que fica a duas quadras. Notam que as lojas estavam fechadas. Quando chegam na parada, alguém lhe diz que hoje não passaria nenhum ônibus, pois a cidade toda estava em greve. Era uma greve geral.
* Tentam tomar um táxi e comprar um comprimido para dor de cabeça na farmácia, mas nenhum táxi passou e a farmácia estava fechada. Então, resolvem seguir a pé para o local onde trabalham.
* Vocês trabalham em uma fábrica que industrializa e embala leite. Quando chegam, descobrem que nenhum de seus colegas havia ido trabalhar. Estava tudo fechado. Naquele dia, nenhum litro de leite foi embalado.
* Voltam para casa a pé, e no caminho viram que o hospital estava fechado e havia uma longa fila de pessoas doentes esperando o hospital abrir.
* Caminham mais um pouco e reparam que as folhas das árvores faziam um tapete na calçada, tornando-a escorregadia. Também as ruas estavam cheias de folhas e de lixo.
* Lembram-se no caminho, que estão quase sem dinheiro e resolvem ir ao banco. Mas não conseguem entrar porque os bancários estavam em greve também
* Voltam para casa, tentam ver televisão, mas não tinha luz.
Que vocês acham que poderiam fazer? (as crianças respondem).
Mas não foi isso que aconteceu.
O que aconteceu é que ouviram um grande barulho: TRRRRRIIIIMMMM!!
Vocês estavam sonhando! Acordam e com isso aprendem uma grande lição. Qual foi? (as crianças respondem).

Cláudia Schmidt (com adaptações)

Segundo momento:

Após a história lançamos o desafio:

- Qual o tema da aula?

No segundo momento conversamos sobre as perguntas abaixo.

PERGUNTAS: Escrever no quadro ou levá-las já escritas e à medida que for fazendo as perguntas e eles respondendo, peço aos evangelizandos (rodízio) que escrevam a resposta no quadro.

  1. O que é trabalho? Trabalho é toda ocupação útil.
  2. O que é ocupação útil? É toda atividade que traz benefícios ou é também uma atividade que tem finalidade proveitosa.
  3. Pedir ás crianças que dêem exemplos de ocupações úteis: Varrer o quintal de sua casa; arrumar seu quarto; fazer o dever de casa; ler um bom livro; ajudar alguém; realizar o evangelho no lar; brincar; assistir um bom filme, etc.
  4. Deus quer que trabalhemos? Sim, porque trabalho não é castigo, mas sim oportunidade de progresso, de evolução, e conseqüentemente busca da felicidade. É através do trabalho que acontece o progresso do ser humano, pois o trabalho visa conservar o corpo e desenvolver o pensamento; também através da convivência com outras pessoas há um crescimento pessoal e coletivo, pois uns aprendem com os outros.
  5. Qual é o objetivo do trabalho? Há dois aspectos ou maneiras de ver, que são:
  • Aspecto material: É a manutenção da vida física.

É através do trabalho que vem o dinheiro que seus pais compram suas roupas, seu material escolar, brinquedo, o alimento que põem á mesa, etc.

  • Aspecto Espiritual: É o desenvolvimento do intelecto ou da inteligência e da Moral.

Por trabalho, não devemos entender que são apenas ocupações materiais ou ver apenas seu lado material. Somos pessoas mas não vamos esquecer que também somos Espíritos eternos e quando estudamos ou realizamos qualquer tarefa útil nossa inteligência cresce e desenvolve-se graça a tarefa que realizamos. Ganhamos experiência e assim adquirimos as virtudes morais.

*Lembrando: Quais são as virtudes morais? Paciência, respeito, sinceridade, caridade, amor, etc.

Quem não estuda e trabalha não evolui.

Nós só progredimos pelo Trabalho e Deus nos Deus a vida, a terra, o sol e o Universo, tudo isso o criador nos oferece para alcançarmos a evolução pelo trabalho. Todas as profissões são necessárias e importantes para a manutenção e o desenvolvimento das sociedades, desde os mais simples, até os mais complexos, os que exigem mais esforço. O fundamental é que cumpramos nossas tarefas com dedicação, boa vontade e amor e sustento físico e o crescimento moral e a evolução inteligente.

  1. Alguns de vocês já escolheram sua profissão?

Fixar na parede um cartaz com desenhos de várias profissões (desenho colado com durex) e pedir aos evangelizandos escolher um desenho (quem quiser pode desenhar) e colar na folha que será distribuída, e a seguir escrever (seguindo o roteiro ou não) como será sua vida profissional quando adultos.

*Desenhos em marcadores: desenhos para colorir

PRECE FINAL

8 comentários:

  1. Sou evangelizadora em uma casa espírita em Florianópolis há um ano, e suas atividades são minha inspiração!! Parabéns e obrigada por me auxiliar no desenvolvimento deste compromisso!! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, Trabalho na Evangelização aqui em São José dos Campos - SP, seus posts me ajudam muito! Adorei este da Lei do trabalho. muito inspirador!!! Obrigada! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa aula!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,
    Parabéns pelo blog,está fantástico. Mais idéias: quando dou aula sobre o trabalho digo que o trabalho é a verdadeira mágica que Deus inventou. O trabalho transforma a doença em saúde, a louça suja em limpa, um monte de pedras em uma casa, a fome em uma barriga cheia. E transforma também as pessoas, os trabalhadores. Transforma pessoas deprimidas em pessoas felizes, cheias de pessoas com quem se relacionar, transforma drogados em pessoas reintgradas à sociedade = labor terapia. Até falo que aposentadoria é um nome que não deveria existir... agente deve ter em mente que é bom sempre trabalhar, só muda o TIPO de trabalho e a quantidadede horas que trabalhamos quando ficamos mais velhos.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada por esta aula.
    Irei passar em sala neste sábado. Esta muito bem explicada e de fácil entendimento para o pequeninos.

    Abraços fraternos,

    Juliana

    ResponderExcluir
  6. Preciso agradecer. Jesus a abençoe hoje e sempre - seu trabalho ajuda muito. Darei esta aula dia dia 04 de maio.
    Mil vezes obrigada!
    Aparecida

    ResponderExcluir
  7. Ola, parabéns pela idéia/inspiração. Adorei.bjs

    ResponderExcluir