5 de dezembro de 2008

Aula - Reencarnação

PLANO DE AULA
REENCARNAÇÃO

Objetivo:
• A criança deverá compreender que os espíritos desencarnados aguardam no M. Espiritual a oportunidade da reencarnação.
• A criança deverá concluir que enquanto espíritos no M. Espiritual, escolhemos nossos pais que deverão nos ajudar.

Músicas

Prece

Primeiro momento: Conto duas histórias, ilustradas, e seguidas de explicações: “O Pequeno herói anônimo” e a “História do Zeca”.

Obs.: Para contar a história, primeiro apresento as gravuras e deixo que eles imaginem a história, depois conto a historinha e entro com o tema da aula.

Segundo momento:
Desenvolvimento do tema proposto-
• Reencarnar quer dizer: NASCER DE NOVO.
• Nós antes de reencarnarmos aguardamos nosso retorno á terra no PLANO ESPIRITUAL. Lá não ficamos ociosos, nos preparamos estudando e trabalhando para poder aproveitar bem a nova encarnação ou nova vida.
• Não nascemos ao acaso, em qualquer lugar, antes de nascermos nossa família, ou já foram nossos amigos ou parentes em outras vidas para auxiliar-nos uns os outros.
• No PLANO ESPIRITUAL (recordar aula: Mundo Espiritual) existem locais, departamentos que cuidam da nossa reencarnação: como será nosso corpo, quanto tempo ficaremos na terra, a família que vamos reencarnar, que geralmente são espíritos que somos devedores ou devemos a elas ou com pessoas que temos dificuldades para aprendermos a amar e perdoar, ou então nascemos com uma determinada missão.
• Nascemos quantas vezes for necessário para corrigir os erros, aprender a ser bom, amoroso, amigo.
• Reencarnamos em diferentes condições: ricos ou pobres, de uma raça, morando em um país ou outro. Lembrar que ao escolher a forma física do nosso corpo, são levadas em consideração às necessidades e objetivos do Espírito, as metas de evolução que ele traz ao reencarnar.
• Existe uma lei que rege as reencarnações. Qual é? Lei de Causa e Efeito. Todo efeito tem uma causa:
  • Se come demais, passa mal.
  • Se for invejoso ou fofoqueiro, perde os amigos.
  • Se mentir, vão descobrir e não confiam mais.
  • Se brigar com alguém e não perdoou, talvez tenha que reencarnar para apreender a conviver com aquela pessoa.

• Nossa condição no mundo espiritual, quando desencarnarmos, vai variar de acordo com o que fizermos aqui, se fomos bons ou maus.

• Não lembramos do nosso passado para facilitar o aprendizado, e para reparar as faltas cometidas, pois já erramos várias vezes e teríamos vergonha de nossos erros. Também para facilitar a reaproximação com pessoas que não gostamos ou que precisamos aprender a amar.
• Uma reencarnação de sofrimento pode ser resultado de uma vida mal vivida.
• No Universo há muitos planetas e muitos mundos, uns mais evoluídos e outros mais atrasados. Habitaremos um dia planetas mais evoluídos quando aprendermos tudo que devemos aprender aqui.
• Como podemos aproveitar a reencarnação para progredir? Escolhendo o caminho do bem, ajudando os outros, procurando o autoconhecimento para desenvolver virtudes.

Terceiro momento:
Atividade e dinâmica: Confeccionamos um painel com 1,50 cm X 1,0 m de TNT(ver abaixo) com o desenho de duas crianças: menino e menina, o rosto de ambos recortados; e um túnel (de TNT com o suporte de 2 bambolês para poderem passar por dentro).
A técnica: Pedirem que imaginem que de um lado da sala é o mundo espiritual e o outro é o mundo físico. As crianças devem ficar no lado do “mundo físico” e o evangelizador vai contar (imaginar) uma história para cada evangelizando.
Exemplo:
“Rafael viveu 50 anos e desencarnou. Ele foi uma pessoa materialista, sem crença, ignorou sua família e não ajudou sua mãe que desencarnou logo após adoecer, pois passou muitas necessidades sem apoio do seu único filho. Um ano depois Rafael desencarnou também e no mundo espiritual sofreu vagando na terra. Conversava com as pessoas e ninguém respondia, então, até que um dia chorou arrempendido e rezou. Um mentor logo apareceu após a prece e o encaminhou a um hospital no mundo espiritual; após alguns anos que permaneceu estudando e trabalhando no mundo dos espíritos, encontrou sua mãe que carinhosamente, mais evoluída que ele amparou e o ajudou muito na vida como desencarnado. Mas, houve necessidade dele reencarnar, foi programada sua encarnação e então reencarnou.”
Após o final da narração, pedir que o evangelizando passe dentro do túnel (simboliza o útero materno) e a seguir tomar a posição no painel (simboliza seu novo corpo).

Quarto momento: Convidar os evangelizandos a confeccionarem um “livrinho de bolso” sobre a atual reencarnação. O livro é composto de 5 páginas e mais a capa. Cada página deve estar organizada conforme segue, e as frases devem ser escritas na parte de cima de cada página do livro, a fim de que sobre espaço para que o evangelizando possa ilustrar sua história.

Prece de encerramento

____________________________________________________________________________

PAINEL: REENCARNAÇÃO



____________________________________________________________________________

ATIVIDADE REENCARNAÇÃO: LIVRINHO DE BOLSO


7 comentários:

  1. Oi, Simone!!Também sou evangelizadora no Centro Espírita Alan Kardec em Cajazeiras na Paraiba.Adorei seu blog e já estou te seguindo.Também tenho um blog, mas é de arte em tecido, ficarei muito feliz com sua visita.Bjos

    ResponderExcluir
  2. OI Simone! Que blog educativo! Sou evangelizador no Centro Espírita Maranhense, em São Luís MA, quem quiser entrar em contato para troca de material meu email é cirolimaoliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Simone , obrigada pelo carinho que vc distribui atraves deste blog, parabens!

    ResponderExcluir
  4. sempre passo aqui antes de dar minhas aulas, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Oi Simone... adoro seu blog, ele sempre me dá ideias ótimas para conversar com meus evangelizandos. Parabéns e continue sempre. Que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Adorei a ideia do livro para reencarnação, com certeza farei em minhas aulas. Sou evangelizadora em Natal/RN e seu blog é muito bonito e informativo. Tudo na medida certa. Parabéns!

    ResponderExcluir