30 de março de 2009

Aula - Doutrina Espírita - 3ª revelação

PLANO DE AULA
Tema: Doutrina Espírita – 3ª Revelação

Objetivo: Levar a criança a compreender o que é o Espiritismo, como surgiu e como ele age para podermos melhorar e evoluir.
Música para harmonizar
Prece Inicial
1º Momento – Brincar de detetive
Para descobrirem o tema da aula, deverão brincar de detetive, encontrando as pistas escondidas pela sala.
Quem for descobrindo a pista, deve segurar a pista na mão e não revelá-la até ser pedido. A evangelizadora ajuda dizendo se a criança está “quente” ou “fria” (perto ou longe) da pista. Quando todas as pistas tiverem sido encontradas perguntar o que cada um tem na mão.
Deixá-los falar em voz alta o nome da sua pista, cada um na sua vez, até descobrirem o tema – D+ou+tri+na+Es+pí+ri+ta+3ª+Re+ve+la+ção.
Desenvolvimento: relembrar a aula sobre as duas primeiras revelações. Relembrar que Jesus disse antes de sua morte que iria enviar um consolador.

2º Momento – Teatro de fantoche - Título: Eu quero ser Espírita!

3º Momento – Após o teatro que dá o inicio ás explicações do tema, convidá-los para uma conversar sobre a doutrina.
O que vocês sabem sobre a Doutrina Espírita? (deixá-los falarem)
Com o passar do tempo, os ensinamentos de Jesus foram perdendo a força e sendo esquecidos. Quando, então, houve a necessidade de Deus nos enviar mais um auxilio.
Como, então, já tínhamos uma maior capacidade de compreensão, desta vez não foi necessário que um Espírito de Luz encarnasse entre nós. As orientações nos foram enviadas através dos Espíritos desencarnados, ou seja, aqueles que não podemos ver com nossos olhos físicos, pois eles moram no plano espiritual.
A terceira revelação nos deu o conhecimento do mundo invisível.
A Doutrina espírita surgiu depois que Allan Kardec reuniu todas as comunicações dos espíritos. E ele, então, colocou todos os resultados obtidos em livros, para que todos pudessem ter conhecimento e aprender.
Esses livros são chamados de codificação Espírita, eles são:
.O Livro dos Espíritos, que foi o primeiro a ser publicado, lá no ano 1857
.O Livro dos Médiuns,
.O Evangelho Segundo o Espiritismo,
.A Gênese,
.O Céu e o Inferno.
O Espiritismo, ou também conhecida por Doutrina Espírita, é uma doutrina Cristã porque tem em Jesus o modelo de perfeição moral.
O maior objetivo do Espiritismo é transformar a terra em um mundo melhor e mais feliz, e nos diz que essa transformação se dá através da transformação dos pensamentos e dos sentimentos das pessoas.
Daí buscarmos estudar o espiritismo, para compreendermos a necessidade de nos melhorar, porque o espiritismo nos explica o antes, o agora e o depois, e com isso, a gente tem conhecimento suficiente para buscarmos essas mudanças na gente mesmo.
O Espiritismo tem alguns princípios básicos, citaremos alguns (alguns dizem que são 5, outros 7 e até 10):
.A Existência de Deus
.A Imortalidade da Alma
.Comunicabilidade dos Espíritos
.A Reencarnação
.Pluralidade dos mundos habitados
Isso tudo iremos estudar aqui na evangelização.
4º Momento – Com a participação dos evangelizandos, completar o quadro (desenhado em cartolina).
5º Momento - Atividade escrita.
Prece Final

TEATRO DE FANTOCHES
Título: Eu quero ser Espírita!

- Oi turma!
Dequinho entra cumprimentando os evangelizandos. Vê Amelinha cabisbaixa e puxa conversa com ela.
- Oi Amelinha!
-Ah... Oi Dequinho. Dequinho, você é meu melhor amigo e como sei que é muito inteligente e correto, acredito que você não diria ser Espírita se isso não fosse uma coisa boa, então eu gostaria de conhecer melhor o Espiritismo.
- Será um prazer poder ajudá-la a conhecer a Doutrina Espírita, Amelinha. Posso lhe explicar algumas coisas, mas seria bom se você pudesse ler também alguns livros sobre o assunto.
- Livros?! Ué! Não sabia que esse Espiritismo tinha livros... Pensava que só havia rituais... Velas pretas... Pai de santo...
- Isso porque muitos fazem confusão com a umbanda e o candomblé que tem semelhança com o Espiritismo, pois também se comunicam com os espíritos.
- Ah...
- Amelinha quem deseja iniciar na Doutrina Espírita o primeiro ensinamento é “amar” e o segundo “estudar”.
- Têm ensinamentos como os de Jesus?
- É continuação da obra de Jesus. Você sabia que Jesus foi a segunda revelação e o Espiritismo a terceira revelação?
- Revelação? Que isso?
- São as revelações que Deus fez ao mundo através de Moisés, Jesus, e o Espiritismo.
- Desconheço!
- Moisés revelou aos homens que só existe um único Deus e recebeu os 10 Mandamentos. Jesus ensinou que devemos amar a Deus e o próximo, a perdoar e ser caridosos sempre. E quando Jesus morreu disse-nos que não ia nos desamparar e mandaria um consolador, pois já sabia que os homens se esqueceriam de seus ensinamentos.
- E quem é esse consolador?
- Ora, é a Doutrina Espírita Amelinha. E não foi uma pessoa que a revelou, não foi um homem como foi com as outras revelações, foram vários espíritos se comunicando e trazendo conhecimentos para os “vivos”.
- Que conhecimentos são esses que os espíritos trouxeram?
-Ah, mas são muitos!...
- Fala só alguns Dequinho!Fala!Fala!
- Bom, vou falar sobre as bases da Doutrina Espírita. Ok?
Bem, ela se baseia em:
1º. A existência de Deus – podemos encontrar provas da existência de Deus nas criações que não forem dos homens. Exemplo: A cadeira é feita pelas mãos do homem, mas e a árvore é obra de Quem?
- Ah, entendi!
2º. A imortalidade da alma - quando uma pessoa “morre”, na verdade morre apenas o corpo, pois a alma vive e a pessoa continua existindo com os mesmos sentimentos e lembranças. O mundo espiritual é uma realidade, e muitos o desconhecem porque é invisível. Tem gente que só acredita no que os olhos vêem!
- É verdade.
3º. Comunicabilidade dos espíritos - O plano espiritual (invisível, onde vivem os espíritos) e o plano material (o nosso) estão sempre em contato. Mas, existem pessoas que possuem a capacidade de “ver”, “ouvir” ou apenas sentir a presença dos espíritos, esses são os chamados médiuns. E é através dos médiuns que é feita a comunicação entre os dois planos.
- Então, é possível eu conversar com meu vô?
- Sim, é possível.
4º. Reencarnação – após algum tempo que uma pessoa desencarna, ela precisa voltar para adquiri experiência ou para corrigir erros que cometeu durante as vidas passadas ou por outros motivos. Mas, o propósito de ir e voltar é sempre nossa evolução!
-Meu Vô vai voltar?
- Sim, com outro nome e às vezes com outra família.
5º. Pluralidade dos mundos habitados – os diversos planetas que existem no universo são povoados, mas os mundos que existem ou são imperceptíveis aos nossos olhos ou a equipamentos terrenos. Agora, existem mundos em que o mal domina, outros que o mal domina menos e já há outros em que existe só o bem, o amor.
- Amelinha, tudo que disse está nos livros espíritas e muito mais!
- Legal! Mas, Dequinho como pode espírito escrever livros?
- Amelinha, eles não escrevem, quem escreve são os médiuns, os espíritos ditam os ensinamentos e esses médiuns chamados psicógrafos, emprestam a mão a eles.
-Aí depois as pessoas editam os livros com esses ensinamentos dos espíritos?
- Na verdade, os livros espíritas surgiram porque foi um homem muito inteligente e estudioso que reuniu todos os ensinamentos dos espíritos em cinco livros para que todos pudessem aprender!
- Qual é o nome dele?
- Allan Kardec, só que isso aconteceu na França em 1804.
- E o nome dos livros?
- O Livro dos Espíritos, que foi o primeiro a ser publicado, lá no ano 1857; O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, A Gênese, O Céu e o Inferno.
- Dequinho eu quero ser Espírita e estudar? Eu quero! Eu quero!
- Então, vem comigo que vou levar você para se matricular na escola de evangelização espírita. Mas antes, há uma coisa que você precisa saber!
- O que?
- É muito importante estudar, mas, mais importante é praticar o que aprendemos!
- Ok!
Fim

4 comentários:

Natalie Lamaniere disse...

Muito obrigada! tenho 16 anos e não sei fazer aulas sozinha, vou usar essa aula para os meus alunos hoje xD

Anônimo disse...

Muito obrigada!!!!!!!!!!!Essas aulas me ajudam muito na evangelização!!Que deus nos abençoe......grata patricia

Anônimo disse...

Obrigado pelas aulas, como não tenho muita prática, elas me auxiliam muito!
Mais uma vez obrigado!!!
Luciene

Luna disse...

Muito bom a atitude de vocês em disponibilizarem este material para nos auxiliar. Amei!!! Linguagem simples e fácil entendimento. Obrigada. Beijão a todos responsáveis. Me ajudou muito.