30 de março de 2009

Aula - Jesus 2ª revelação

PLANO DE AULA
Tema: Jesus - A 2ª Revelação
Objetivo Específico: Explicar qual foi a missão de Jesus na Terra após a morte de Moisés. Relatar a importância dos ensinamentos deixados por Jesus.
1. Harmonização com músicas
2. Prece Inicial
3. Desenvolvimento
Inicio com uma incentivação Inicial para que os alunos despertem seu interesse e curiosidade pelo tema do dia.
- “A Face oculta” colar uma gravura de Jesus em cartolina, cobri-la com tiras de papel numeradas, presas nas extremidades. Indicar uma das crianças para que retire uma das tiras, independentemente de numeração. Pedir que o evangelizando indique se possível o rosto da foto. Caso não consiga, escolher outro evangelizando para que repita a operação. Assim deverá ser feito, até que toda a foto fique a descoberto, para, então se fazer a apresentação do personagem.
4. Diálogo – desenvolvendo o tema
Como falamos na aula passada tivemos 03(três) Revelações enviadas por Deus, nosso Pai Maior (mostro um cartaz o desenho e as explicações feitas).
A Primeira Revelação refere-se a Moisés e sua missão (representadas por uma balança).
A Segunda Revelação foi a Revelação de Amor, que Jesus ensinou e vivenciou , exemplificando para nós (representada por um coração).
A Terceira Revelação é a Doutrina Espírita que veio nos dar mais um pedacinho de nossa evolução, trazendo o conhecimento sobre a existência, a comunicabilidade e a eternidade do Espírito (representada por um livro).
Cada uma dessas revelações foi trazida até nós, na medida em que o homem tem capacidade de poder melhor escutar, estudar e entender cada uma delas, que fazem parte do progresso a que nos é destinado (se estou no jardim de infância não vou saber resolver questões de matemática ou ler).
Moisés que foi a 1ª Revelação e apesar das Leis e ensinamentos contidos nos Mandamentos que Moisés recebeu no Monte Sinai, a humanidade, com o passar do tempo delas se esqueceram.E depois disso o que vocês acham que aconteceu com o povo?Já ouviram falar de Jesus? Quem foi ele? O que ele fez?
Jesus há muito mais de 2000 anos, quando estava na Espiritualidade, observando a dureza dos corações humanos, embrutecidos em seus sentimentos, resolveu Ele mesmo nascer entre os homens, se encarnar, vir a Terra para ensinar o perdão aos inimigos, a misericórdia, a bondade e a fraternidade, chamando Deus de “meu Pai” e irmanando todos os seres na família universal, falando de amor.
Mas, antes de Jesus encarnar foi necessário enviar outros espíritos iluminados para preparar o povo para sua chegada aqui na terra. Então 500 anos antes, o Plano espiritual se movimenta num enorme esforço, e a Terra recebe visitas de espíritos iluminados e inspirados - ELIAS, JEREMIAS, MOISÉS, JOÃO BATISTA, CONFÚCIO, BUDA, etc. Todos anunciando a vinda de um Mestre que ia salvá-los, trazer esperanças de dias melhores, diminuírem seus sofrimentos.
Chegou Ele em família simples e pobre, nasceu em uma manjedoura, como a dizer que a humildade representa a chave das virtudes. Veio nos ensinar através de sua própria vida, de suas atitudes e de suas palavras, que eram ditas em praças públicas, ante as criaturas desregradas e infelizes. Em todas elas, contido está o ensinamento maior:
“Amai-vos uns aos outros”, e buscou Ele próprio, até o fim de sua permanência entre nós, viver amando, amando sempre a todos sem distinção.
Jesus foi, então, a Segunda Revelação, que não veio mudar a Lei de Moisés, mas sim adicionar a ela o Amor que lhe faltava. Foi tão importante sua vinda que a história do homem se dividiu em duas partes:
- Antes de Cristo e depois de Cristo - A/C E D/C.
E agora o mais importante: Jesus resumiu os 10 mandamentos em 02 (dois)
- AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
- AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO

Troca a Lei de Talião pela Lei do Amor e vai mais longe.
5. Vamos tentar comparar resumindo as Leis de Moisés e os preceitos do Cristo (usei a “TV” mostrando-lhes gravuras enquanto explicava):
MOISÉS
.O Deus que Moisés apresentava ao povo é Cruel e vingativo que se satisfazia com sangue.
.Os homens ricos eram considerados superiores, filhos privilegiados e por isso escravizavam os mais simples e pobres.
. Os pais podiam vender seus filhos.
. Os doentes e velhos eram abandonados a própria sorte, pois eram fracos para trabalhar.
. Não havia perdão para quem cometesse erros como exemplo roubar, a sentença era cortar as mãos: havia outras como apedrejar até a morte e crucificar.
JESUS
.DEUS que Jesus trouxe, é o criador de tudo que existe, é o PAI de todos os homens, os quais tratam com bondade.
. Todos os seres humanos são irmãos e iguais perante a Lei de Deus, inclusive Jesus graças a sua elevação espiritual é o Mestre da humanidade.
. A alma sobrevive à morte e pode se manifestar no plano terreno;
. O homem é um espírito imortal revestido de um corpo de carne;
. Digno é o trabalhador do seu salário, cada um recebe segundo seu merecimento;
. Só façamos aos outro aquilo que quisermos que nos façam;
. Amar ao próximo, inclusive nossos inimigos;
. Não julgar para não sermos julgados;
. Perdoar irrestritamente;
. A oração é um dos grandes recursos à disposição dos seres humanos para atrair o auxílio superior -PAI NOSSO
. Ninguém sobe a níveis espirituais mais elevados, sem assimilar e praticar a caridade, fraternidade e o perdão.
Jesus sabia que com o tempo seus ensinos também seriam deturpados e prometeu que no devido tempo mandaria um consolador - “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar tudo o que vos tenho dito.” João cap.14 v.26
Após estas duas revelações surgiram os Evangelhos – ANTIGO TESTAMENTO que contem a história descrita por Moisés e o NOVO TESTAMENTO que relata a passagem de Jesus sobre a Terra, seus ensinamentos deixados para iluminar a humanidade.
Com isso Jesus 19 séculos antes nos prepara para a terceira revelação.
6. Distribuir o JOGO DA MEMÓRIA – JESUS para colorir e brincar.
7. Prece final
GRAVURAS







Nenhum comentário:

Postar um comentário