18 de maio de 2009

Aula - Fé raciocinada

PLANO DE AULA

TEMA: FÉ RACIOCINADA


OBJETIVO: Falar sobre fé. O que é fé, não só a fé em Deus, mas em tudo o que acreditamos de coração, e o que é fé raciocinada que a doutrina nos incentiva a estudarmos, entendermos para poder acreditar.Formar na criança o conforto da fé, a paz que a fé em Deus (sabermos que Ele nos ampara sempre) nos traz ao coração, e a capacidade de entendimento e questionamento, incentivar o estudo, para exercitar a fé raciocinada.
MATERIAL: Uma vela (de preferência, não a tradicional, branca, mas uma enfeitadinha), retângulos de cartolina de aprox. 20x30cm coloridos, papeizinhos para a gincana com perguntas sobre a estória contada e sobre a fé.
Música para harmonização
Prece Inicial
Primeiro momento: INCENTIVAÇÃO INICIAL:
Perguntar:
-O que é fé? (escrever Fé no quadro)
Fé: certeza, crença em algo. É a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém. A fé descansa na certeza.A fé é a certeza…
É possível nutrir um sentimento de fé (crença) em relação a:
. Uma pessoa (mãe, pai, amigo, padre, santo, Emmanuel, Chico Chavier, etc.)
. Um objeto (imagens, velas, medalhas, etc.)
. Nas coisas (horóspoco, sorte, rituais, etc.)
. Um pensamento filosófico (“Quanto mais aprendo, mais me dou conta da minha ignorância”; “A ciência sem a religião é paralítica e a religião sem a ciência é cega”;
“Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade – Allan Kardec.”
. Uma crença popular (a voz do povo é a voz de Deus)
. Em dogmas de uma determinada religião (comunhão, promessa, correntes, etc.)
A fé pode ter muitos significados e é mais comum falarmos na fé em Deus.
Quando temos crenças religiosas, aceitamos a visão dessa crença como verdadeira, mas, tendo tal compromisso com tal religião não é necessário que sejamos cego, fanáticos ou submissos na crença. Sob esse aspecto, podemos falar ou compreender dois tipos de fé: Fé cega e a Fé raciocinada.

A Fé cega é quando alguém diz algo que mesmo fugindo a razão, acreditamos e aceitamos sem questionar. Ex.: “Existe dois Deuses, o Deus do bem e o Deus do mal (diabo).”

A Fé raciocinada ao invés de aceitar sem questionar o que me dizem, eu analiso, busco informações, pesquiso, procuro pessoas, livros que venham esclarecer sobre o que ouço. Um grande exemplo de Fé raciocinada é o que Allan Kardec nos deu. Ocorridas às manifestações das mesas girantes em 1854 não negou a princípio, mas observou para crer, questionou os próprios espíritos, analisou suas respostas e pela razão e fé constatou a verdade da existência da alma após a morte e existência do mundo espiritual, surgindo então enfim, O Livro dos espíritos.
E é assim no estudo dos fatos Espíritas. O espírita tem o dever de estudar e conhecer os princípios básicos de sua doutrina. A fé raciocinada só pode ser adquirida através da instrução. Para amar e auxiliar o próximo o espírita não pode estacionar na ignorância, precisa aprender, adquirir conhecimentos, instruir-se.
Jesus falou, ensinou e deu muitos exemplos de fé. Há muitas passagens na bíblia que descrevem a fé sublime que Jesus gozava, e de todo o seu coração, em Deus.
Uma vez, quando Jesus estava ensinando o povo, vieram alguns homens mandados por um centurião (é um soldado) trazendo um recado pedindo ao mestre que curasse um empregado seu. Jesus ia até a casa desse soldado, mas ele disse que não era digno que ele entrasse em sua casa que Ele dissesse só uma palavra e seu empregado seria curado. E ainda disse que sabia que Jesus era um homem muito ocupado (tinha uma missão importantíssima), pois também ele tinha também obrigações e não queria que Jesus se prendesse com seus problemas sendo que Ele tinha uma humanidade inteira para cuidar. Jesus admirou-se com a fé daquele homem e mandou-o para casa, pois, chegando lá seu empregado estava curado.Nessa passagem evangélica podemos notar a fé raciocinada do soldado, a Fé engrandecida pelos conhecimentos da grande missão de Jesus, purificada pela humildade, santificada pela prece na pessoa do centurião, que o mestre ainda disse: ‘Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei tamanha fé!‘.
Pela certeza de um futuro certo, a fé nos serve como incentivo e alavanca de progresso e força para superar obstáculos. A fé raciocinada nos faz caminhar em linha reta, pois temos a certeza do caminho claro a ser seguido.
Segundo momento: Explicar que nossa fé é uma chama, que não podemos deixar apagar. Acender uma velinha.
Perguntar: - Como apagamos uma chama? Vento. Então vamos testar essa chama, vamos avaliar a nossa fé?
Terceiro momento: ATIVIDADE:
Fazer um leque, sentar em círculo em volta da vela. Explicar que existem muitas circunstâncias no mundo testando a nossa fé. As dificuldades, as tristezas... Assim como agora a vela está com muitos leques a sua volta.
Contar a estória “A lição do jabuti” e pedir para que nos momentos ruins (nos quais eles sentirem que o personagem sentiu tristeza, raiva, desespero, angústia, eles abanem, tentando apagar a vela). Quando forem momentos bons, de alegria, amor, paz, eles parem. Se a vela apagar, o evangelizador acende novamente.
Ao fim da estória, dizer que a chama é como nossa fé. Ela é bonita e brilha dentro de nosso peito. Mas, com as dificuldades da vida, muitas vezes ela quase apaga. Se a tristeza nos domina, esquecemos dela. Por isso devemos estar sempre a exercitando, estudando o evangelho, pra que não deixemos que ela se apague. Perguntar se eles perceberam que as vezes que ela apagava, alguém acendia. Explicar que é o papel de nosso mentor: sempre nos amparando quando estamos em dificuldade. Devemos ter fé, porque não estamos sozinhos, Deus nos ampara.

Quarto momento: Atividade escrita

Prece Final

Obs.: Ver história: “A lição do jabuti” nos arquivos de julho de 2008.

“Este plano de aula foi retirado do site CVDEE e modificado”

4 comentários:

  1. Amei as definições sobre Fé Raciocinada. São de fácil adaptação p/ diversas idades.
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a atividade. Irei fazê-la com as crianças da turma de evangelização que coordeno.
    Obrigada pelas dicas e ajuda! :)
    Continue sempre assim que a humanidade agradece (divulgando na internet o trabalho de evangelização que é maravilhoso).
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu blog! Você conhece as obras de Cairbar Schutel? Estou lendo O diabo e a igreja, fala muito sobre fé!

    meu email chocolatelicor@hotmail.com
    gisele

    ResponderExcluir
  4. gostei muito,vou usala com meus alunos...amei...

    ResponderExcluir