4 de outubro de 2009

Aula - A Seara de Jesus



Objetivo: levar a compreensão do evangelizando a importância dos ensinos de Jesus em nossos corações.

Canções para harmonizar

Prece Inicial

Primeiro momento: Dialogar introduzindo o tema:

Meus amiguinhos, vamos falar sobre a seara de Jesus ou campo semeado por Jesus que é o coração de cada um de nós, a humanidade em que o Divino Mestre deixou plantada a sementinha de seus ensinamentos quando encarnado em nosso planeta.

Quando esteve encarnado entre nós Ele formou um grupo de doze amigos chamados apóstolos para ajudá-lo trazer a “semente” ou a mensagem que transformaria o coração do homem (o nosso coração). Que mensagem é essa? Amor – Amor é o resumo de toda sua mensagem ou ensinamento.
Vamos relembrar a parábola do semeador para saber como (em que grau) está o crescimento da semente da palavra de nosso Irmão Jesus em nosso coração?

Segundo momento:

PARÁBOLA DO SEMEADOR


Um semeador saiu a semear ou a plantar num campo. O semeador é aquele que planta as sementes.




Uma parte das sementes das sementes caiu à beira da estrada. Foi pisada pelos que passaram e os passarinhos comeram o restante.


Um punhado,caiu entre pedregulhos, nasceu, mas logo secou porque no meio das pedras não há terra para a raiz se aprofundar.


Outras cairão entre os espinhos. Os espinhos cresceram e afogaram as plantinhas.




E por fim, muitas caíram em terra boa, germinaram e cresceram. Deram muito trigo nessa boa terra.



Vou contar-lhes agora o sentido da história:



O semeador é Jesus.
O campo é o mundo. As sementes, são os ensinamentos. A boa ou má terra, são os corações das crianças ou das pessoas. Quem é Jesus? Jesus é o nosso mestre e Senhor. Nosso grande amigo, que nos ensina a sermos melhores.
O mundo em que vivemos, é o campo de ação, onde fazemos o nosso treinamento. É aqui que temos a nossa família encarnada: Pai, Mãe, irmãos e coleguinhas.
As sementinhas são os ensinamentos. Eis alguns O amor, a caridade, a justiça, a Fé, a verdade, o trabalho , e o conhecimento....

EXPLICAÇÃO


SEMENTE À BEIRA DO CAMINHO

As sementes que caíram à beira da estrada representam as crianças e as pessoas que não aprendem nada, não se interessam por nada. São aquelas crianças que todos estão falando, explicando, ensinando, aconselhando e pouco está valendo. Não prestam atenção. A professora ou a mamãe, diz, não suba no muro que você cai. Não é obedecida. Aí vem os pássaros e as levam ou os interesses materiais, o mal e as tira dos seus corações.


A SEMENTE EM SOLO ROCHOSO

São as crianças ou as pessoas que no momento do conselho ou da orientação parecem atentos e comportados, se empolgam ouvindo, porém logo em seguida, esquecem todo ensinamento todo conselho e voltam a desobediência. Querem se modificar, mas não encontram forças em si mesmos, se deixam levar pelos interesses.


AS SEMENTES ENTRE ESPINHOS

São as pessoas cujos corações não estão preparados ainda para recebê-las. São as pessoas EGOÍSTAS, pessoas que pensam só nelas. Mas, desejam possuir tanta coisas (vestuário, jóias, casa carro passeios, brinquedos e atenções...) e com essa maneira de pensar e de agir, sufocam as palavras de Jesus,por acharem os interesses do mundo mais importantes.
Essas crianças, cujos corações possuem o “solo” acima citado, deveriam começar por fazer pequenas tarefas, pequenas boas ações. Ex:ajudar a mãe em casa, ajudar um velhinho cego atravessar a rua, e outras atividades caridosas mais como aguar uma plantinha, Tratar um bichinho . Conhecer e por em pratica as palavras mágicas.(muito obrigado, dá licença, faz favor, bom dia etc.). Tudo isso vai fortalecendo a força de vontade e edificando no bem os corações. Serão no futuro, boa terra para receber as sementinhas de Jesus.


AS SEMENTES CAIDA EM BOA TERRA

Essa caiu finalmente em boa terra. Isto é em coração bem formado. São pessoas ou crianças que ouvem as boas palavras às compreendem e as põe em prática. São bem comportadas e de bom coração e bons sentimentos. Praticam a caridade, ajudam, dão bons exemplos e acabam por influenciarem outros que por sua vez, passam benéficas influencia aos demais. Isto é que quer dizer, 100 por 1. As crianças que assim procedem serão os grandes homens do futuro. Os grandes benfeitores da humanidade. Ex: Dr. Bezerra de Menezes, "falar algo sobre ele." Maria João de Deus, a grande protetora das crianças "falar algo sobre ela".
Terceiro momento: É muito importante que observemos como está essa sementinha que Jesus plantou, pois desde o primeiro dia que Jesus saiu ensinando e demonstrando a lei de amor com seus amigos, Ele espera que nós o sigamos e o ajudemos a semear o Amor.
Como se dá a semeadura? Como semear? Nós semeamos por pensamentos, palavras, gestos e ações. Se formos simpáticos, gentis, carinhosos, e estamos sempre prontos para ajudar quem precise de nós, estamos fazendo a boa semeadura. Mas, eis que muitos de nós “dormimos”, isto é, deixamos de “orar e vigiar”, ou permitimos que o erro cresça e ganhe raízes.
Na parábola do trigo e do joio que irei contar agora, Jesus nos fala e alerta sobre a necessidade de separar e vigiar nossos pensamentos afim de modificar e transformar nosso e outros corações.


Quarto momento:


PARÁBOLA DO TRIGO E DO JOIO

Um semeador, durante todo o dia, semeou grãos de trigo no seu campo. Ao por do sol voltou para casa, cansado, mas, feliz por haver realizado sua missão de trabalho. Semeara trigo e estava contente porque aquele trigo seria, em breve, transformado em pão, para alimento de muita gente. Porém, esse homem tinha um inimigo que invejava suas plantações. O inimigo era mau e queria, a todo custo prejudicar as sementeiras do fazendeiro.

“Que farei?” — pensava o inimigo. E teve a idéia maldosa de semear pequenas pedras no campo de trigo; mas, poderiam ser retiradas e seu ódio não ficaria satisfeito. Resolveu, então, semear joio onde o trigo havia sido semeado. Foi esse o plano maldoso do inimigo do semeador. O joio é uma planta muito parecida com o trigo, mas, não serve para a alimentação do homem, podendo até envenená-lo. Eis porque o inimigo do fazendeiro quis fazer a mistura do joio com o trigo no campo, visando prejudicar a colheita e causar males aos que se alimentassem do produto daquele campo. O inimigo fez o que pensou. Durante a noite, enquanto o fazendeiro e seus trabalhadores dormiam, o homem maldoso entrou no campo e semeou joio no meio do trigal. Algum tempo depois, quando as espigas de trigo já surgiam no campo, apareceu também o joio. Então, os trabalhadores foram dizer ao fazendeiro o que haviam visto no campo:

— Senhor não semeou no campo somente boas sementes? Por que, então, está nascendo joio no trigal? O fazendeiro já havia descoberto tudo e respondeu aos servidores:

— Foi um inimigo que fez isso...

Os trabalhadores lhe perguntaram:

— Senhor, quer que vamos, agora mesmo, arrancar o joio? O senhor, porém, lhes respondeu com uma explicação:

— Não é possível fazer isso agora. Vocês sabem que o joio é muito parecido com o trigo. Se vocês quiserem arrancar o joio, que foi plantado junto com o bom grão, arrancarão também o trigo, pois as raizes de ambos muitas vezes se entrelaçam. Deixem que cresçam juntos o joio e o trigo. Na época da ceifa, eu direi aos ceifeiros que colham primeiro o joio e o atem em feixes para queimá-lo; e depois juntem o trigo no meu celeiro.

Quinto momento:

Quem é o Semeador? Jesus


O que é o campo? É a humanidade, nosso coração.


O que é a boa semente (TRIGO)? São as idéias verdadeiras, de amor, de paz, de caridade, perdão, amizade. A boa leitura, os filmes educativos, as aulas de evangelização. Tudo que induz os seres humanos ao caminho do bem e da felicidade.

O que é a semente má (JOIO)? São as idéias egoístas, de maldade, de materialismo. São as propagandas que induzem aos vícios e ao consumismo, os filmes violentos, as leituras que não trazem mensagem positiva, a ociosidade, as drogas, a violência, a fofoca, o crime.


Quem é o inimigo? É todo o pensamento, sentimento, palavra e atitude que induz as almas ao crime, aos vícios, a violência, a fofoca. São os Espíritos desencarnados e encarnados que praticam a maldade e induzem outros seres humanos ao caminha da infelicidade.


Por que o fazendeiro disse para deixar o trigo e o joio crescerem juntos e só arrancar (ceifar) o joio na época certa, antes do trigo? Deus sempre nos dá uma nova oportunidade de evoluir (através da reencarnação), de transformarmos nossos erros em virtudes. Nosso planeta esta passando de um mundo de provas e expiação para um mundo de regeneração. Quem não acompanhar a evolução do planeta não poderá mais reencarnar aqui, isto é, os que preferirem o caminho da maldade e da injustiça, serão separados dos se esforçarem e desejarem seguir o caminho do bem e da justiça.


Jesus precisa de nossa cooperação por menor que seja para auxiliar aqueles que estão ainda longe do bem. Que possamos todos ser o trigo, isto é, a boa semente, ajudando nossos irmãos e transformando nosso planeta em um mundo mais feliz.
Como podemos cooperar com Jesus na transformação do mundo?

Sexto momento: Confeccionar um Jornal Mural: “Como cooperar com Jesus na transformação do mundo.”


Prece final

Nenhum comentário:

Postar um comentário