5 de dezembro de 2010

Aula - Natal, Nascimento de Jesus

PLANO DE AULA

NATAL – NASCIMENTO DE JESUS

Objetivo: Levar a compreensão dos evangelizando o verdadeiro sentido do Natal, levando os a identificar nas comemorações do Natal a lembrança da vinda de Jesus, trazendo-nos a mensagem da renovação interior. Por isso, as festividades devem ter um caráter espiritualizado, afastando-se dos excessos de qualquer natureza, e privilegiando o exercício da fraternidade, da bondade, enfim, dos ensinamentos do Mestre, fazendo com que ele esteja presente em nossos corações todos os dias do ano.


Músicas para harmonizar
Prece Inicial
PRIMEIRO MOMENTO:

- Motivação Inicial: Quem faz aniversário neste mês? Estabelecer um diálogo com as crianças sobre aniversário. Perguntar se alguma delas sabe o dia do seu aniversário; se não souberem o dia, saberão pelo menos dizer se está chegando ou se fez aniversário há poucos dias.
Levá- las a falar como foi o último aniversário delas. Se disserem que ganharam presentes de fulano ou beltrano, enfatizar que as pessoas lhes deram presentes porque gostam muito delas; ficamos muito felizes quando as pessoas lembram de nosso aniversário e vão até nossa casa nos abraçar, falar que gostam muito da gente.
Depois que todos falarem perguntar: Estamos em dezembro, o que comemoramos neste mês? O que significa o Natal para vocês?Como se faz essa comemoração? Qual o melhor presente a ser ofertado a Jesus?

SEGUNDO MOMENTO: Contar a história: Antevésperas de Natal.(em marcadores: Histórias)

TERCEIRO MOMENTO:
Quem é o verdadeiro aniversariante na noite de Natal? Jesus.
Vocês conseguem encontrar sinais, algo que lembre o aniversariante, Jesus, nas ruas e lojas?

Perguntar- lhes o que acontece na época do natal. Provavelmente, responderão que as ruas ficam mais iluminadas, as lojas abrem até mais tarde, as pessoas compram, dão e recebem presentes, há reuniões festivas, as pessoas se cumprimentam, abraçam-se, comem bastante e gastam muito dinheiro, o Papai Noel diverte as crianças e entrega presentes.
Mas onde será que está o aniversariante? Pedir que não respondam e continuar... “Agora imaginem a data de seu aniversário, o Papai e a mamãe fazem uma festa pra você, mas na festa tem um amiguinho que todo mundo dá atenção só a ele, e se esquecem de você. Como você se sentiria?” É gente... É o que estamos fazendo com nosso irmão Jesus, estamos esquecendo Ele... Substituindo Ele por presentes, festas e etc.

No coração das pessoas, o que acontece?
* Muitas delas ficam preocupadas com o que vão ganhar ou dar, com o que vão comer e onde poderão festejar.
Existem algumas que não se importam com o natal, achando que é um dia como outro qualquer. Há também aquelas pessoas que procuram fazer alguma coisa para que o natal dos outros seja mais feliz, seja doando coisas, seja fazendo visitas, levando alimentos, carinho e atenção. Em quase todos os corações, desperta o sentimento de fraternidade, um desejo de paz, de auxiliar e amar.

De tudo que acontece no natal, o que é o mais importante?
* Deixar que opinem. Ajudá-los a perceber que a caridade, a amizade, a tolerância, o carinho, o amor, enfim, todos os bons sentimentos próprios da época são muito mais importantes que os presentes e as comidas, por melhores que eles sejam. A comida acaba; os presentes, por mais ricos que sejam um dia acabarão. Já os bons sentimentos podem deixar muita gente a nossa volta e a nós mesmos contentes, além de nos ajudar a sermos pessoas melhores.
O lado comercial do natal é bom para os comerciantes, mas um presente sem carinho não tem grande valor. Vale mais um presente simples com carinho, que um caro dado sem amor.

Qual o significado da troca de presentes no natal?
No natal, a troca de presentes simboliza a felicidade das pessoas com a vinda de Jesus, o verdadeiro aniversariante.
E ele, o que será que gostaria de ganhar de nós? Ouvir e comentar respostas.
* Certamente, o Mestre gostaria de ver um mundo mais fraterno, com pessoas amorosas, pacientes, dispostas a perdoar, humildes, honestas, educadas, desapegadas dos bens que ficam na Terra, sem vícios e responsáveis. É claro que não podemos sozinhos, fazer com que todos desenvolvam essas qualidades, porém temos todas as possibilidades de desenvolvê-las dentro de nós. Se o fizermos, estaremos evoluindo e ajudando outras pessoas no caminho.
Sem dúvida, Cristo gostaria de nascer de novo a cada natal, dentro do coração de cada ser humano. Ele ficará imensamente feliz, no dia em que todos praticarem os seus ensinamentos.

O que é o nascimento de Jesus dentro do nosso coração e como devemos agir para que ele aí nasça?
* Após as respostas, comentar que, se cultivarmos os bons sentimentos e procurarmos a prática de boas ações, não só no natal, mas no ano todo, estaremos deixando que Cristo nasça e viva em nós. O nascimento do Mestre em nosso coração é a prática dos seus ensinamentos, em qualquer situação. Toda vez que abraçamos alguém com carinho, que perdoamos, damos, de coração, algo a alguém, dedicamos nossa atenção a uma pessoa necessitada, tratamos os outros com respeito e praticamos outros atos positivos, estamos espelhando os ensinamentos cristãos.
Jesus vive em cada pessoa que transforma em ações as suas palavras de luz.

Na história, vimos todos reunidos ao redor de uma linda árvore de Natal. Eles se reuniram para decidirem qual presente dar a Jesus.
Quais presentes você ofereceria para Jesus?

QUARTO MOMENTO: Dizer- lhes: "Agora, vamos ver se a aula foi bem entendida. Cada um vai dar e receber um presente, o qual deverá ter muito mais sentimentos do que valor financeiro."

Atividade Dinâmica
Objetivo:
levar a criança a perceber, sentir e assimilar que os presentes mais importantes que recebemos e damos são os sentimentos de amor, amizade e fraternidade.

Desenvolvimento:
Deixar uma caixa embrulhada para presente sobre a mesa (colocá-la no inicio da aula).
Conversar com as crianças sobre o que elas acham que tem dentro da caixa. E à medida que a conversa vai se desenrolando, falar que ali tem a representação dos melhores presentes que podemos ofertar e também receber.
Lembrar das aulas anteriores, nas quais falamos sobre Jesus, seus ensinamentos e sobre as parábolas que vimos e que aqueles são presentes que não encontraremos em loja alguma para comprar, pois são presentes preciosos e únicos.
E que assim, hoje, iremos todos nós ofertar e receber o maior presente que podemos dar e receber uns aos outros, que são os sentimentos de amizade, de compreensão, de saúde, de alegria, de bom humor, de felicidade, de esperança, de carinho, de perdão, de respeito. Por isso iremos caprichar em um cartão que será entregue ao nosso colega, que tiraremos o nome assim que os cartões ficarem todos prontos.
E enquanto as crianças estão montando o cartão ir conversando sobre o fato de que esses sentimentos são os verdadeiros sentimentos de Natal, que devem ser vividos diariamente, pois Jesus deve estar presente em nossas vidas todos os dias.
Fazer o tira nome, estilo amigo oculto com as crianças, que irão ofertar seus cartões e o sentimento que escolheu para oferecer.

QUINTO MOMENTO: Atividade – Se você fosse escrever um bilhetinho para Jesus, o que falaria?
Distribuir folha e pedir que escrevam um bilhete para Jesus como na história contada, e expor no mural.

PRECE FINAL



Mensagens que devem estar nos cartões:

A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade para que a Terra se realize na condição do esperado Reino de Deus. (EMMANUEL)

A arte de ouvir é, também, a ciência de ajudar. (Joanna de Ângelis).

A AMIZADE VERDADEIRA não é cega, mas se enxerga defeito nos corações amigos, sabe amá-los e entendê-los mesmo assim.

"O Perdão, em qualquer tempo, é sempre um traço de luz, conduzindo a nossa vida à comunhão com Jesus."(Meimei)

A casa não é apenas um refúgio de madeira ou alvenaria, é o lar onde a união e o companheirismo se desenvolve.(André Luiz, psicografia Chico Xavier).

Quem ajuda às plantas e aos animais revela respeito e carinho na Criação de nosso Pai Celestial.(Meimei)

Deus é nosso Pai.Somos irmãos uns dos outros.Devemos amar- nos uns aos outros.(Meimei)Quem trabalha com alegria mostra reconhecimento ao céu. (Meimei)

Questionário rápido: “O Verdadeiro Sentido do Natal”



1. O que significa Natal? Significa Nascimento.
2. Quem é o aniversariante tão ilustre?JESUS
3. Como é comemorado pela maioria das pessoas? (Desenho de árvore de natal, presentes, Papai Noel e comida).
4. E como todos nós deveríamos comemorar? Com Jesus nascendo em nossos corações todos os dias. (Desenhos de 07 corações, cada um com o nome de um dia da semana)
5. De que forma? Praticando os principais ensinamentos transmitidos por Jesus: “Amar ao próximo como a ti mesmo” e “Fazer ao outros, o que gostaríamos que nos fizessem”. (Desenhos de situações amorosas, solidariedade, caridade)

Deus, em sua bondade e misericórdia, nos enviou Jesus para nascer em nossos corações, fazendo reinar a Paz, o Amor e a Solidariedade. (Desenhos de situações de paz, amor e solidariedade)

Que o Natal seja percebido, seja vivido por nós a cada mês do ano!
F E L I Z N A T A L!
(Desenho de Jesus nos abençoando)

P A R A R E F L E T I R:
Pois, que temos nós ofertado ao Divino Amigo?
Será que o fazemos sorrir? Ou chorar?
Nossas mãos estão vazias porque nos despojamos de egoísmo e somos mais fraternos, mais dados à compaixão, mais caridosos material e moralmente, ou por que nada nos comove?
Temos hoje nova visão do Natal, ou permanecemos nas velhas ilusões do desperdício, da matança dos animais, das bebedeiras, da alegria exterior?
Compartilhamos com o próximo, de qualquer condição social, o júbilo íntimo, os bens e os talentos?
No nosso Natal, o Cristo está presente?
Que temos feito de nossos talentos e de nossas vidas?
Como será, quem sabe, nossa prestação de contas?
Temos buscado nos tornar dignos de tantas bênçãos?
Que tal incluirmos nos projetos para o Natal e Ano Novo – para todos os Natais e Anos Novos que virão – espaço para as lições que Ele nos trouxe há mais de dois mil anos?
(Pode-se também usar questionário para confeccionar um cartaz ou levar pronto para refletirem ou como conteúdo de fixação.)



* Fonte: Aula retirada do site da CVDEE com adaptações ou modificações.

2 comentários: