18 de fevereiro de 2011

Aula - JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE e as três revelações




OBJETIVO:

  • Estabelecer uma relação entre Justiça, Amor e Caridade tendo como base as três revelações;
  • Identificar e reconhecer através destes valores a maturidade espiritual da Humanidade;
  • Conscientizar o evangelizando sobre a prática diária destes três valores: Justiça, Amor e Caridade tendo como base a Paternidade Divina e Jesus como Nosso Irmão e Mestre.

HARMONIZAÇÃO COM MÚSICAS

PRECE INICIAL

PRIMEIRO MOMENTO: TEATRO -Dramatização

Objetivo: O objetivo do breve teatro é fazer relação entre Justiça, Amor e Caridade/Moisés, Jesus e Espiritismo sob a forma simples de uma vivência diária.

Explicação: Colocamos 10 regras para sala relacionadas aos 10 mandamentos de Moisés (Lei de Justiça) que foram simplificadas ou resumidas em apenas duas acrescidas de amor que estão relacionadas à Lei de amor trazida por Jesus. Por fim, e por último veio a verdade para explicar porque das regras ensinando como fazer, como aplicá-las, ou seja, através da caridade.

Dramatização



Após a música e a prece com a participação de três evangelizadoras:

(1ª Evangelizadora) – Cumprimenta os evangelizando e diz que a sala tem regras e que prestem bem atenção, pois elas dizem o que não se deve fazer, e quem não cumprir as regras será punido.
Colar as regras no quadro e lê rapidamente (ver cartaz abaixo).
Logo depois colar no quadro, logo abaixo, a frase: LEI DE JUSTIÇA (ver cartaz abaixo) e diz que são as regras da sala para estabelecer a ordem e os direitos de todos.

(2ª Evangelizadora) – Diz a seguir que todas essas regras são necessárias, mas que irá resumi-las em apenas duas e colar o cartaz (ver cartaz abaixo):

“RESPEITAR OS COLEGAS E A PROFESSORA;
FAZER A ELES O QUE GOSTARIAM QUE FIZESSEM A SI MESMOS.”

A seguir colar a frase: LEI DE AMOR (ver cartaz abaixo)e dizer-lhes que essas regras fazem parte da lei de amor e que se assim fizerem cumpriram as regras da sala e ainda aprenderam a se querer bem, a serem amigos e irmãos.

(3ª Evangelizadora) – Diz que gostaria de trazer, acrescentar: VERDADE (ver cartaz abaixo), pois a verdade vai explicar o porquê que eles devem cumprir as regras.
Colar a palavra VERDADE (ver cartaz abaixo), e complementar dizendo que praticando essas duas ultimas regras já estarão praticando as 10 regras da sala e a CARIDADE (ver cartaz abaixo)com os amiguinhos.
Sendo bons respeitosos e compreensíveis uns com os outros praticam a caridade moral assim haverá ordem, harmonia na sala e ainda amizade entre todos.
Perguntar aos evangelizando se concordam em seguir as regras de respeito e amor aos amiguinhos da sala procurando estende-las em família, na escola, com os amigos e também na rua.
Encerrar convidando-os a um grande abraço.

SEGUNDO MOMENTO: Desenvolvimento do tema:

Enfim, dizer-lhes que na verdade tudo isso foi encenado foi para que compreendessem a Lei Maior de Deus que foi revelada aos homens por Moisés, Jesus e o Espiritismo que é a lei de justiça e amor. Primeiro veio Moisés ensinando respeito a tudo e a todos (lei de justiça), trouxe os 10 mandamentos, eram regras de como proceder bem uns com os outros, de ordem e respeito, semelhante às leis da sala. Depois veio Jesus que trouxe a Lei de amor que move todo o universo e deve mover todas as nossas atitudes, é um resumo das leis de Moisés acrescidas de amor e que nos ensina tudo o que temos que fazer ao nosso próximo.
Jesus ensinou a lei de amor com essa frase: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a si mesmo” (pregar cartaz com essa frase), e ainda Ele disse antes de desencarnar que enviaria um consolador que iria nos amparar nos momentos de dificuldades, esclarecer porque sofremos e revelaria a verdade. Perguntar se sabem que consolador é esse e esperar as respostas.
O consolador é a doutrina espírita, e são os espíritos de luz que a formaram nos revelando a verdade a cerca da realidade após a morte, esclarecendo porque sofremos e ampara nos momentos difíceis. Eles nos ensinam e revelam que todas as leis de Deus se resumem na pratica do amor através da caridade, ou seja, fazendo a caridade tanto moral como material estamos colocando em pratica a lei de amor.
Caridade é o amor em ação, amor sendo praticado.

TERCEIRO MOMENTO: Desenvolver o tema: Amor e Caridade.
Direcionar as perguntas aos evangelizando.
O que é amor? Quem ensinou que devemos amar? A quem devemos amar, ou seja, quem é nosso próximo? Como se ama ao próximo? Que é caridade? Quais os tipos há? Como podemos praticá-la?
Falar que o amor e a caridade é a pratica do bem com os semelhantes que resume todas as leis de Deus. E é pela prática da caridade moral e material que estamos amando o próximo como Jesus ensinou. Esse é o único caminho para a felicidade verdadeira, todos os outros levam ao sofrimento.

Concluindo: A lei de justiça de Moisés foi para ensinar a respeitar o próximo, são regras que ditam nossos deveres. A de Jesus foi para ensinar ao homem a amar deixar de ser egoísta e orgulhoso e o Espiritismo veio para ensinar como fazê-lo, ou seja, fazer praticando caridade.
Amor e caridade é a revelação que Jesus trouxe e que a doutrina espírita (os espíritos de luz) ensina que é a Lei que deve prevalecer entre nós.

QUARTO MOMENTO:
O jogo: "É amor ou não é"?

Objetivo: fazer as crianças refletirem sobre atitudes que são amorosasou não são; fazê-las identificar ações de amor / desamor – respeito / desrespeito.

Premiação: qualquer coisa que, ao final, eles possam dividir entre si.

Forma:

I - Dispor todos em círculo, incluindo os evangelizadores.

II - colocar em uma caixa recortes de papel com as atitudes. (sugestões ao final)

III – O evangelizador controla a música. Executar a música e, enquanto ela estiver tocando, colocara caixa para rodar. A caixa (contem frases e imagens) deverá passar de mão em mãoenquanto a música estiver tocando e, ao parar a música, aquele com quem a caixaestiver deverá abri-la e retirar de dentro dela um papel. Deverá ler a atitude, ou, explicar a gravura e dizer se "é de amor ou não é".

Caso haja dúvida na resposta, o evangelizador deverá perguntar a opiniãodos demais evangelizando e, se necessário, convidar as reflexõesnecessárias.

IV - Fazer de forma tal que todos tenham mais de uma oportunidade depegar a caixa. Cada vez que uma pessoa pegar a caixa e dela retirar umpapel, ganha um ponto. O evangelizador deverá cuidar para que, ao final,todos tenham mais ou menos o mesmo número de pontos. Então, comosugestão de "vivência do amor", deverão dividir o prêmio entre eles.

Sugestão de atitudes:

Conversar com os pais; Ouvir os conselhos de pais, professores, pessoas mais velhas; Prestar atenção na aula; Gritar e discutir com os pais e seus semelhantes; Respeitar aos professores; Pegar coisas escondido; Fazer fofoca; Debochar das pessoas; Ter paciência com as pessoas; Despedaçar plantinhas; Pedir desculpas quando errar; Falar palavrão; Falar palavras de carinho a uma pessoa triste; Chutar, gritar e responder quando estiver com raiva; Usar sempre as palavras mágicas: bom dia, boa tarde, obrigada, com licença, desculpa; Desculpar quando for ofendido; agredir quem te ofendeu; Respeitar, ser paciente com os idosos; Ouvir as pessoas com atenção olhando-as nos olhos; Bater no bichinho de estimação; Não julgar as pessoas antes de ouvi-las Perdoar sempre; Ficar irritado e gritar com as pessoas; Falar baixo e responder com carinho as pessoas; Compreender as atitudes do papai e da mãe, pois eles fazem todo o bem possível para seus filhos; Jogar lixo no chão; Arrumar o quarto, não deixar objetos espalhados, ajudar a mamãe; Não se preocupar em fazer tarefas na casa, pois é responsabilidade apenas da mãe e dos irmãos mais velhos.

PRECE FINAL

Cartazes para ilustrar a aula




2 comentários:

  1. Bom dia Simone,

    Eu sou evangelizador no Lar de Scheilla - Instituto Espírita de Evangelização, localizado em uma colonia de Manaus. Estamos nos estruturando para poder ajudar a comunidade.
    E navengando pela Net descobri seu Blog, que achei muito interessante.
    Gostaria de Parabenizar não só pelo Blog como pelo trabalho que realiza em pró dos nossos irmão!

    Obrigado por essa Luz.

    Edimilson Filho

    ResponderExcluir
  2. sou professoura de evangelizaçao ha muito tempo ,meu nome e silvia estou aprendendo a procurar aulas na internete ,e adorei todo os conteudo disponiveis , obrigada simone por compartilhar comosco as suas aulas ,voce e muito inteligente , é e uma irma do bem´,que deus te abençoi.

    ResponderExcluir