4 de abril de 2011

Aula - JESUS, o Mestre

PLANO DE AULA

TEMA: Jesus, o Mestre


01. OBJETIVO: A criança deverá sentir-se estimulada a aceitar e praticar os ensinamentos de Jesus, por reconhecê-Lo como o Mestre capaz de guiar-nos com segurança no caminho do progresso.

02. BIBLIOGRAFIA: João, 13: 13 e 14: 6; Lucas, 1: 26 a 33; LE, itens 625 a 627; ESE, I: 3, 4, 9 e 10; A Caminho da Luz (Emmanuel / Chico Xavier), caps. 1 e 12; O Evangelho por Dentro (Paulo A.Godoy), cap. “Quem é o Verbo”; O Consolador (Emmanuel / Chico Xavier), itens 282 a 291; Estudos Espíritas (Joanna de Angelis / Divaldo Franco), cap. 25; Desperte e Seja Feliz (Joanna de Angelis / Divaldo Franco), cap. 1; Ceifa de Luz (Emmanuel / Chico Xavier), cap. 50.

Material Didático: descrito na Incentivação e Figura da Fixação, retângulos de cartolina e cola.

03. AULA:
a) Incentivação Inicial: Brincadeira.
O evangelizador preparará alguma surpresa para as crianças (uma guloseima, um pequeno objeto, um cartãozinho com frase carinhosa, etc.) e esconderá a caixa que a contenha em algum lugar da sala.
Proporá aos pequenos a brincadeira “Seguir o Mestre”, assumindo ele, o evangelizador, o papel de condutor.
Explicará às crianças como se desenvolverá o jogo, dizendo-lhes que se obedecerem e seguirem as ordens do “mestre” elas alcançarão agradável surpresa (o evangelizador colocará as crianças em fila ou grupo e dará as ordens de modo que se encaminhem e encontrem a surpresa oculta).

b) Desenvolvimento: Exposição dialogada.

Desenvolver com as crianças uma conversa baseada nos seguintes itens:

- um mestre é sempre alguém que sabe mais e é capaz de ensinar a outros;

- existem mestres das mais diversas matérias: os mestres do colégio nos ensinam... (deixar que as crianças falem o que aprendem na escola); mestres das artes como pintura, escultura, música...

− não importa o que seja, as características do mestre é saber e fazer o que sabe, ou seja, ele é capaz de agir de acordo com o que ensina;

− existe um mestre, a quem chamamos “Mestre dos mestres”, porque Ele é o Espírito que mais sabe e que tem a incumbência de nos ensinar o que necessitamos aprender e praticar para sermos cada vez mais iluminados e felizes. Seus ensinamentos são para melhorar o Espírito, que não morre nunca. Essa incumbência lhe foi dada por Deus. Quem sabe quem é este Mestre?

− Quem pode dizer um ensinamento de Jesus?

04. Fixação: Encaixe.

Reproduzir para cada criança a Figura da Fixação, devidamente recortada nas partes pontilhadas.
Fornecer-lhes um retângulo de papel (de preferência cartolina) no centro do qual vão colar a figura de Jesus.
Ao redor dela irão encaixar as partes que se ajustem corretamente, por serem aquelas que definem algumas “matérias” ensinadas pelo Mestre Jesus.





Fonte: ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF)
Departamento de Evangelização da Criança (DEC)

4 comentários:

  1. sou professor espirita e sempre uso suas aulas com meus alunos,parabens pelo trabalho magnifico deus lhe ilumine sempre

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho, vou usar esse material pra minha aula de evangelização infantil.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dinamica, vou fazer na minha evangelização infantil, parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a dinâmica da Aula. Vou usar na minha evangelização também!!

    ResponderExcluir