4 de junho de 2012

Aulas - ORDEM e DISCIPLINA

AULA - ORDEM E DISCIPLINA
IDADE - 5 e 6 anos

OBJETIVO:

 Levar a criança a perceber e sentir as suas limitações, respeitando o limite do próximo, direcionando assim seus impulsos com ordem e disciplina.

INCENTIVAÇÃO:

Propor uma dinâmica às crianças com o objetivo de trabalhar com o equilíbrio, ordem e disciplina. As crianças em fila; o evangelizador vai à frente e andam contando em ordem decrescente (10 a 1) batendo os pés e as mãos alternadamente

DESENVOLVIMENTO:

Mostrar as figuras. (separadamente) Anexos 1, 2, 3 . Refletir com as crianças sobre o que está se passando nas figuras. As reflexões devem levar a criança a perceber as escolhas que fazem com relação a hábitos, costumes e atitudes de cada um em casa, na escola e na sociedade em geral. Levar a criança a perceber através dos anexos, que tudo segue uma ordem e disciplina, começando na natureza.
A ordem e a disciplina facilitam nossas tarefas, evitam acidentes, aborrecimentos e fazem parte de nossos deveres.

FIXAÇÃO:

Levar bastante figuras de objetos de cozinha, quarto, escola, higiene, etc. Distribuir folhas de papel e em cada uma a criança deve separar os objetos com a mesma finalidade, colocando assim uma ordem, mostrando que as coisas organizadas em nossa casa facilita o trabalho e não desperdiçamos tempo em procurá-los. 






















DINÂMICA - DISCIPLINA E ORDEM
Ciclo: I- 7 E 8 ANOS

Dividir a turma em dois grupos, distribuindo a cada um, um envelope onde estejam cartões com as letras isoladas das palavras DISCIPLINA E ORDEM.

1.      Pedir que organizem as letras procurando descobrir as palavras.

2.      Pedir que um elemento de cada grupo diga aos colegas a palavra descoberta.

3.      Orientar os grupos para que comentem as palavras descobertas, ou, falem o significado dessas palavras.

4.      Pedir que digam as conclusões dos grupos complementando-as quando necessário.

Escrever no quadro a seguinte frase:

"A ordem dos seus afazeres indica-lhe o grau de disciplina".
André Luiz- Do Livro: Espírito de Verdade
(Comentá-la com a colaboração da turma)


ATIVIDADE ESCRITA:
Marque o que completar as frases:

Sou criança disciplinada porque...

( ) obedeço aos mais velho.
( ) chego atrasado na sala.
( ) presto atenção na aula.
( ) tenho hora para brincar.

Pinte as frases que estão corretas:

( ) Paula é menina organizada.
( ) Ela esqueceu deveres de casa.
( ) Ela guarda suas coisas no lugar.
( ) Ela arruma seu material escolar.
( ) Ela chega na hora à escola.

DISCIPLINA E ORDEM

Ideias Básicas
·  A ordem e a disciplina são fatores indispensáveis ao progresso individual e coletivo, estando presentes nas leis que regem o universo (movimento da T erra, da Lua, estações do ano, etc .).
· O espírita busca, desde cedo, atender com pontualidade os seus compromissos (horário escolar, hora de levantar, de fazer as refeições, de estudar, de recrear, de deitar- se, etc .).
· A criatura disciplinada respeita a ordem estabelecida, aceita as leis e procura dar- lhes cumprimento.
· Ao espírita, mais do que a qualquer outra pessoa, compete o dever de ser ordeiro e disciplinado, a fim de que possa servir de instrumento de progresso para toda a coletividade de que faz parte e, ao mesmo tempo, conquistar o seu próprio aprimoramento espiritual.

Fontes Bibliográficas:
Novo Testamento: Mateus (5:17, 19 e 37; 6:24; 7:16) e João (6:10 ao 12)
E.S.E.: Cap. 17, item 7.
A Gênese: Cap. 6.
Alvorada Cristã: Cap. 13
Bem-Aventurados os Simples: Cap. 43.

Referências Práticas
·          A germinação da semente; o calendário; o relógio; a árvore e os frutos; as estações do ano; o trem e os trilhos; o colégio (dos alunos ao diretor); o trânsito de uma c idade; as letras do alfabeto.
·          Os movimentos da Terra; os músicos de uma orquestra; a cachoeira e a eletricidade; a construção de um edifício ou estrada; o universo; a biblioteca; as fases da Lua; o índice de um livro; os órgãos do corpo humano.

Conclusão Evangélico-Doutrinária
“Todos os êxitos da ciência humana se verificam na base da ordem estabelecida pela Sabedoria Divina, em todas as esferas da criação” (Emmanuel)
“A obra divina, regida em princípios de absoluta harmonia, oferece ao homem possibilidades de evoluir com segurança em todos os setores da vida.”
Cada planta se reproduz segundo a sua espécie, cada animal atende ao papel que lhe foi reservado na Natureza, ao homem c abe produzir segundo sua capacidade e o espírita sabe que, ordenando a sua vida e disciplinando seus atos, não prejudica a ninguém e ao mesmo tempo colabora para a harmonia geral.
Necessariamente, nos interligamos uns aos outros e, por isso, podemos nos comparar a uma determinada peça, num mecanismo complexo, que – por muito simples que seja – é indispensável para o funcionamento harmonioso do conjunto.
Toda construção principia no alicerce e para atingirmos as grandes realizações do Espírito, temos de iniciar pelos pequenos lances da ordem e da disciplina na nossa vida cotidiana.”

Fonte:

Programa de Evangelização da União Espírita Mineira
Disciplina
Em toda a Criação vibra a mensagem paternal da ordem divina. A pequenina planta, alçando- se em busca da energia solar que a sustenta. O astro- rei, girando submisso em torno de outro que lhe serve de berço. O verme, rastejando na limitação  de recursos de que dispõe. As águas domadas nas represas, produzindo força elétrica que movimenta o progresso.

Para preencher a função a que se destina, cada coisa necessita da adaptação que a disciplina impõe.
Como disciplina, entende- se o conjunto de deveres nascidos na ordem imposta ou consentida. Mesmo a Verdade, para chegar ao homem, é dosada em quotas que o vitalizam.
A luz solar, que distende a vida sobre a T erra, é filtrada e medida para atender às necessidades previstas pelo Pai Celeste, sem causar danos.
A felicidade do homem decorre, pois, da disciplina a que este se impõe.
Educação da vontade.
Correção dos atos.
Moderação da voz.
Domínio dos impulsos.
Ordem nas atividades e deveres, mantendo um alto padrão de respeito e moderação nas tarefas naturais.
Recorda, assim, a expressão do Mestre Jesus:  “Eu não vim destruir a Lei, mas dar- lhe cumprimento.”

Fonte:
Messe de Amor, Cap. 4 – Divaldo  Pereira Franco/Joana de Angelis.

AULA – parte I e II


Tema: Ordem e Disciplina (parte I)

Faixa etária: 9/10 anos

Objetivos: Desensenvolver junto dos evangelizando os conceitos básicos de ordem e disciplina aplicados no nosso dia a dia, e a sua importância na natureza (parte 2 = ordem e disciplina na vida dos homens).

Incentivação Inicial: - Conversar com eles o que eles sabem sobre “ordem e disciplina”. Iremos começar com exemplos da própria natureza, fáceis de ver e presentes na nossa vida.
Por exemplo os pássaros: ordem, pois o ninho está sempre organizado (a casinha deles), cada espécie procura fazer o seu tipo de ninho. E a disciplina? Podemos observá-la na constância e persistência de escolher os materiais para preparar e construir o ninho. Procuram os galhos mais no alto das árvores para segurança. Possuem disciplina na alimentação, pois normalmente vivem de insetos, frutas, sementes, e vão buscar o alimento logo de manhã, todo dia. E quanto ao ciclo reprodutivo, eles escolhem ter os filhotes em qualquer época do ano ou tem uma época certa?

Desenvolvimento: - Ida à praça para buscar mais exemplos práticos de “ordem e disciplina” na natureza.
O papel dos evangelizadores será a partir dos exemplos e materiais que as crianças trouxerem, mostrar como existe a ordem e a disciplina na natureza, e anotar em um papel. Em caso de necessidade, podem também dar algumas dicas de onde as crianças encontrarão outros exemplos de “ordem e disciplina” na natureza.
Deste modo, separei alguns outros exemplos:
  1. As formigas são sociedades formidáveis devido à ordem e disciplina no formigueiro. Como? A ordem pela organização, lugar específico para alimentos, para os ovos. Disciplina pelo trabalho constante e organizado das formigas, seguindo regras para construir, manter e ampliar a sua casa.
  2. As árvores são excelente exemplo de ordem e disciplina. Como? A ordem pela organização, formação (galhos novos e brotos que são fracos por cima, normalmente sem muito esforço, enquanto os antigos e mais fortes, e normalmente resistem a muito esforço, em baixo. Disciplina pelo trabalho constante e organizado de procurar alimento e água no solo através das raízes, enquanto respira e recebe o calor do sol pelas folhas. No inverno reduz o seu metabolismo, seu gasto de energia, já que a água e o calor estão disponíveis em menor quantidade. Na primavera e verão aumentam o ritmo e abrem suas flores e produzem os seus frutos para reprodução.

    Mas na praça teremos contato com a natureza, e outros exemplos fortes podem ser citados:
  3. O sistema solar: o movimento do sol e da terra, dia e noite, estações do ano, tudo com ordem e disciplina. A Terra, com os seus movimentos, permitem condições de vida adequada para todos, graças à ordem e disciplina.
  4. Outros insetos: a cigarra, a taturana, a borboleta, a minhoca, ....
  5. Outros animais: macaco, galinha, pato, boi, cachorro, gato, ...
  6. A Lua, as estrelas,...
  7. O rio, o mar, o lago, as florestas, o ciclo da água, ...
Avaliação: - Comportamento, interesse, participação e respostas das crianças. Ao final da aula, devemos perguntar a eles:
— O que é eles estão levando / aprendendo (conhecimento, informação) para casa da aula de hoje?”
Fixação: - Troca de experiências e informações, ouvindo o que cada um observou no passeio sobre ordem e disciplina (ver anotações no papel de cada evangelizador).
Recursos: - Passeio à praça

Observações:
  1. O tempo disponível é muito curto para esta aula. Por isso, dividi a aula em duas partes
  2. As palavras ordem e disciplina normalmente andam juntas, e simplificando poderíamos dizer: Ordem = as coisas em seus devidos lugares (estático) Disciplina = postura de fazer de acordo com as regras (dinâmico- execução-ação)
A próxima aula é trabalhar com ordem e disciplina para nós, os homens.

Tema: Ordem e Disciplina (parte II)

Faixa etária: 9/10 anos

Objetivos: Desensenvolver junto dos evangelizando os conceitos básicos de ordem e disciplina aplicados no nosso dia a dia, e a sua importância na natureza (parte 1 = ordem e disciplina na vida dos homens).

Incentivação Inicial: Conversar com eles o que eles sabem sobre “ordem e disciplina”. Lembrar algumas idéias da aula anterior, ou seja, da importância da ordem e disciplina nos mecanismos da natureza (o formigueiro, a árvore, os planetas e o sistema solar).

Desenvolvimento: trazer os conceitos de ordem e disciplina para a sociedade (perguntar a eles se existe ordem e disciplina na sociedade?). Exemplos: o funcionamento dos ônibus (seu horário e trajeto), o funcionamento da escola (horários, limpeza, organização, professores preparados para cada disciplina, importância do intervalo), a rua e o bairro que moramos (limpeza e coleta de lixo, calçamento, esgoto encanado, água potável, energia elétrica).
- trazer o tema para os indivíduos/evangelizandos: e para vocês, existe a disciplina e a ordem? Como?
- a ordem: acostumar a manter as próprias coisas em seu lugar, como roupa suja no cesto de lavar, brinquedos guardados após as brincadeiras, material da escola guardado depois da lição feita e estudada, toalha pendurada depois do banho,
- a disciplina: começar falando sobre o próprio ciclo do dia (24h) que nos indica o caminho a seguir e o volume de coisas a fazer, o mesmo horário de ir para a escola, ter um horário determinado para o estudo em casa (um pouco por dia), ter o horário para a diversão e as brincadeiras. E o nosso corpo, pede disciplina? Com certeza, pois temos os horários das refeições, do descanso, etc.
- e o papai e a mamãe têm disciplina?
- e qual o objetivo de ordem e disciplina para o homem e a sociedade? Progresso
É um desejo natural do homem, a evolução, que para ser atingida precisa que as duas palavrinhas andem juntas.

Avaliação: Comportamento, interesse, participação e respostas das crianças. Ao final da aula, devemos perguntar a eles:
- O que é eles estão levando / aprendendo (conhecimento, informação) para casa da aula de hoje?”

Observações:
  1. O tempo disponível é muito curto para esta aula. Por isso, dividi a aula em duas partes
  2. As palavras ordem e disciplina normalmente andam juntas, e simplificando poderíamos dizer:

Ordem = as coisas em seus devidos lugares (estático)
Disciplina = postura de fazer de acordo com as regras (dinâmico – execução - ação)
  1. A aula anterior teve como objetivo trabalhar com ordem e disciplina para aplicada na natureza
  2. A presente aula é trabalhar com ordem e disciplina para nós, os homens, e para a sociedade.
Fonte: http://www.cebatuira.org.br/EvangelizacaoInfantil/Indice_EvangelizacaoInfantil.htm


2 comentários: