16 de março de 2013

Aula - A Terra - Transição para o Mundo de Regeneração



A TERRA – Transição para o mundo de Regeneração
OBJETIVO:
·        As crianças deveram compreender que a Terra pertence à família de vários mundos do Universo e que é uma escola abençoada para nosso aperfeiçoamento espiritual, e que aqui encontramos preciosas oportunidades de evolução;
·        Conscientizar para a importância do aperfeiçoamento moral na transformação de nós mesmos e do planeta.

Bibliografia: Evangelho Segundo Espiritismo, Capítulo 3; L.E. Questões 166 a 188; 52 Lições de Catecismo Espírita; O Evangelho Segundo o Espiritismo para a Infância, de Maria Helena Fernandes Leite; Brincando e Aprendendo o Espiritismo, volume 1.

Harmonização com música

Prece inicial

Primeiro Momento: Colar no quadro ou escrever a frase: “Há muitas moradas na casa do meu Pai”.

Atividade inicial: Distribuir folha com a questão: Como é o mundo em que vivemos atualmente? O que é preciso para mudá-lo? Desenhe ou escreva.  Estipular um tempo, por exemplo, em cinco minutos.

Segundo Momento:
Diálogo inicial: "Há muitas moradas na casa de meu Pai" – Jesus. MORADAS, são os planetas. A CASA DO PAI é o universo. O PAI é Deus, pai de Jesus e nosso.
Explicar que foi dita por Jesus e os Espíritos a explicam no capítulo terceiro da primeira parte de O Evangelho Segundo o Espiritismo.
No universo existem milhões de estrelas, sois, luas e muitas dessas estrelas são mundos. Segundo nos revelam os Espíritos e o bom senso determina a Terra não é o único planeta habitado. E também segundo os ensinos de Jesus existem inúmeros mundos, ou moradas para os espíritos no Universo.
No universo há muitos mundos que são habitados como o nosso planeta Terra, encontramos mundos de diferentes graus de adiantamento, de acordo com o adiantamento dos homens, segundo o Espiritismo, são classificados como: Mundos primitivos; mundos de expiação e de provas; mundos de regeneração; mundos felizes; mundos divinos.
Apresentar as principais características dos mundos,  o evangelizador escreverá as características num cartaz ou no quadro, de modo que todos possam observar as diferenças entre eles.
Lembrar que a evolução do planeta ocorre através do evolução moral dos seres que o habitam.
Com Inteligência, esforço e trabalho vamos aprendendo coisas novas importantes.
Os espíritos vão mudando de mundos mais atrasados para mundos mais adiantados. Isso acontece, quando nos esforçamos e conseguimos ser mais bondosos.


MUNDOS INFERIORES - Os homens são rústicos, vivem para se alimentar e se proteger. A Terra já foi um mundo inferior. As pessoas viviam em cavernas. Veja como vivemos agora! Mas a Terra precisa evoluir mais...

MUNDOS DE EXPIAÇÕES E PROVAS (Explicar o que significa ’Provas e Expiações’) – Há o bem e o mal convivendo. Há mais pessoas ignorantes do que bondosas. Nesses planetas há ainda muita violência que ainda predomina, mas há também pessoas de bons sentimentos, e isso vai equilibrando o planeta.
As Pessoas precisam aprender a amar e desejar o bem aos seus semelhantes, só assim a violência, a miséria, fome, doenças não existirá mais no planeta.
O mundo é o que fazemos dele.

*  Expiações, pois muitos espíritos precisam passar por provas difíceis como a miséria, doenças, sofrimentos, e tais sofrimentos, quando suportados com resignação, paciência e entendimento, apagam erros passados e purificam o espírito que assim vai, encarnação após encarnação. Prova não significa necessariamente sofrimento, como é o caso da expiação, mas sim a aquisição de novos conhecimentos em virtude de testes a que será submetido o espírito encarnado. Ele estará sujeito a provas de paciência, de tolerância, de amor, de fé, de perseverança, entre outras, para que possa se depurar e adquirir mais virtudes. É a reforma íntima operando no espírito para que este possa um dia atingir a perfeição.

MUNDOS REGENERADORES - Todos se ajudam e desejam o bem. Há um esforço para serem melhores. As virtudes e os defeitos se mesclam. Não existem expiações (provas difíceis), mas muitas provações (provas leves).

MUNDOS DITOSOS OU FELIZES – O bem que existe nesses mundos, domina, vence o mal que exista nos corações dos habitantes desse planeta. Ninguém deseja ou pratica o mal. Trabalham para ajudar uns aos outros e todos progridem. Mas, ainda precisam aperfeiçoar-se mais.

MUNDOS CELESTES - São os seres mais perfeitos da Humanidade. Aqui sempre existe alegria, beleza e bondade.

Ao final, perguntar a que mundo pertence o planeta Terra, relembrando suas características de Mundo de Provas e Expiações.
Explicar que a exemplo das escolas da Terra que se dividem em vários ciclos, cada planeta oferece aos espíritos que neles reencarnam, o ciclo e aprendizado de que necessitam. Que quando o espírito já aprendeu tudo o que aquele mundo pode oferecer, passa para outro de evolução mais adiantada e assim, sucessivamente até mundos angélicos.
E esses mundos semeados pelo espaço sem fim constituem as diferentes moradas que nós habitaremos a medida que formos progredindo, pois alguns planetas são inferiores, como o nosso, e outros são superiores habitados onde só existe o bem.  Portanto, os Espíritos vão mudando de mundos mais atrasados para mundos mais adiantados Isso acontece, quando nos esforçamos e conseguimos ser mais bondosos.

A transformação moral do planeta se dará pela NOSSA TRANSFORMAÇÃO INTERIOR e EXTERIOR, ou seja, pela mudança de hábitos e atitudes nossa para com o semelhante e também para com o planeta. Nenhuma conquista exterior será conseguida se não mudarmos intimamente; pois, é lá no íntimo onde estão instalados nossos hábitos ruins. Esses hábitos estão em nossos pensamentos, sentimentos e ações.
Os obstáculos para a nossa evolução são o egoísmo e o orgulho e surge na sociedade gerando crimes, guerras, violência, miséria física e moral, vícios de toda ordem, insensibilidade diante da necessidade alheias. E até que ocorra a regeneração no nosso mundo haverá dores físicas e morais, resultado dos sentimentos inferiores em nosso coração.
Mas nós encontramos muitas oportunidades de aprimoramento espiritual na Terra, é pelo estudo, pelo trabalho honesto, pela caridade e fraternidade  que conseguiremos nos transformar.

Explicar que pelo estudo desenvolvemos a inteligência; pelo trabalho desenvolvemos os dons, ajudamos o progresso; pela caridade e o amor a Deus e ao próximo que transformaremos os sentimentos.
Portanto, cooperamos na transformação do planeta:

Pela nossa transformação moral – sendo benevolente, fazendo todo o bem possível;  praticando a caridade moral e material; sendo fraternos e humildes, desculpando as ofensas, sendo pacífico; não tendo preconceito, não fazendo distinção de raças e nem de crenças nem de nacionalidades porque todos somos irmãos.(pedir que citem exemplos)

Pelo respeito à obra de Deus – Respeitando a natureza e aos animais.
Mudando nosso sentimento e atitudes em relação ao próximo e toda obra divina que transformaremos nosso planeta para um mundo feliz onde não haverá sofrimento.

Há muito tempo Deus enviou á Terra Jesus para nos ensinar a ser bons, portanto Ele é o governador Espiritual da Terra. E veio trazer as verdades da vida eterna, do amor e do perdão para que compreendamos que o Espírito evolui até a angelitude, que não seremos seres eternamente imperfeitos e infelizes.

Ele é o exemplo de como evoluir moralmente, e ensinou como segui-lo. Pedir que citem os exemplos que Jesus deixou e que ensinou, e concluir que seguindo esses exemplos mudaremos a nós, o ambiente que vivemos e cooperamos com a regeneração do planeta. Podemos aproveitar melhor essa existência atual dando apenas um passo: Seguindo os exemplos deixados por Jesus.

O Evangelho é o caminho para a Regeneração dos habitantes da Terra.

Cada um de nós é observado, protegido e acompanhado por Ele, ao abrirmos o coração pela prece e pedindo forças para sermos melhores, Ele atenderá.

Terceiro Momento: DINÂMICA - BRILHAR COMO ESTRELAS




MATERIAL: em papel colorido claro faça recortes em formato de estrelas, uma para cada participante, canetas esferográficas ou lápis, uma lista com adjetivos. 
1 metro de TNT e fita crepe, ou cartolina preta.
Nº DE PARTICIPANTES: Indeterminado.

TEMPO APROXIMADO: 15 minutos.

DESENVOLVIMENTO: distribuir as estrelas para o grupo. Cada um deverá colocar seu nome no centro da estrela que receber. Formar um círculo colocando no centro a lista com os adjetivos. 

Sugestões: gentileza, fraternidade, sinceridade, alegria, estudioso, prestativo, carinhoso, gênero, benevolente, caridosos, etc..

Cada um vai observar as qualidades e selecionar honestamente as que lhe cabem e escrever nas pontas da estrela (poderão acrescentar outras).
Fixar o TNT ou a cartolina preta na parede representando o céu, onde todos deverão colar suas estrelas.

REFLEXÃO - Analisar: todos descobriram  qualidades? Se não descobriram o que falta para que isso aconteça?
Todos têm qualidades, mas às vezes não se presta atenção nelas.
Observar que o céu estava escuro e que as estrelas apareceram para iluminá-lo.
- O céu ficou mais bonito com as estrelas? (as estrelas são representação de nós e nossos sentimentos)
- E nós, estamos fazendo o nosso papel de estrela para regeneração do nosso planeta?
- Estamos conseguindo iluminar a Terra com os nossos sentimentos e as nossas ações?
- A nossa estrela está brilhando também para as pessoas que nos rodeiam, ou o nosso brilho é só interior?
Assim como as estrelas foram criadas para brilhar, o ser humano também foi criado para ser luz, através dos dons dados por Deus, dos seus sentimentos nobres. Quanto mais nos importamos com a felicidade de nossos semelhantes, maior é o nosso bem-estar, nossa luz interior, felicidade, evolução moral, evolução do planeta .
Quando usamos nossos dons, eles se desenvolvem cada vez mais e o nosso brilho, se torna mais visível, iluminando o ambiente e as pessoas que convivem conosco.
 O mundo vai mudar com NÓS mudando os nossos sentimentos e nossas atitudes em relação ao nosso semelhante e a vida.
O planeta Terra precisa de nossa contribuição para a regeneração dos habitantes, pelos exemplos de boas ações diárias doaremos uma parte como, compreensão, não julgar severamente os erros dos outros, perdão e esquecer as menores ofensas. Essa parte doada causa já grandes mudanças em nós e nos outros.
Como será a sua parte ou sua contribuição para a regeneração da Terra?

Quarto momento: Distribuir atividade para colorir e montar.

PRECE FINAL

ATIVIDADE









Nenhum comentário:

Postar um comentário